Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorSouza Junior, Eduardo Monteiro de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.issued2008-02-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15408
dc.description.abstractTendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a importância do conceito de função na significação da Matemática no Ensino Médio, este trabalho, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, investigou a seguinte questão: De que forma e com qual perspectiva histórica o ensino de função se faz presente na recente produção acadêmica do campo da Educação Matemática? Seu objetivo é verificar o grau de importância que a comunidade científica, que investiga o ensino de Matemática, tem dado às práticas pedagógicas que facilitam a construção desse conceito. Consideramos que é necessário um estudo nesse sentido para perceber elementos didático-pedagógicos que auxiliem o trabalho do professor em sala de aula e orientem a formação inicial e continuada do professor de Matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em relação à produção de dissertações e teses no período de 1997 a 2006, e considerando a análise da produção acadêmica no mesmo período no que tange os enfoques das pesquisas produzidas. Nesse aspecto, recorremos ao site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, site esse que se apresenta com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. Temos por hipótese que o tema função , de vital importância dentro da Educação Matemática, tem merecido pouca atenção por parte do pesquisadores. Na trajetória do trabalho, traçamos um percurso histórico sobre o conceito de função suas representações e significações para entendermos a própria prática do professor em sala de aula. Apresentamos, também, alguns questionamentos sobre o ensino do conceito dentro da Educação Matemática.
dc.description.abstractKeeping in mind the discussions about the presence of the historical approach in the field of Mathematics teaching, which is recommended in events of this area, in the Curricular Proposals for São Paulo State and in the National Curricular Parameters, and the importance of the concept of function in the meaning of Mathematics in high school, this work, inserted in the research line Pedagogical Practices and the Educator Formation, researched the following question: In which ways and historical perspective the teaching of function makes itself present in the recent academic production from the area of Mathematics Education? This research has as objective to check in which degree of importance the scientific community, who studies the teaching of Mathematics, has given to the pedagogical practices that facilitate the construction of this concept. We consider that it s necessary a study on this aspect to notice didactic and pedagogical elements which can help the teacher s work in the classroom and guide his initial and continuous formation of the Mathematics teacher. For this reason, we accomplished a qualitative research concerning the production of dissertations and thesis from 1997 until 2006, taking into consideration the analysis of the academic production of the same period that concerns the approaches of the works done. In this aspect, we searched the website of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES , which aims to help the access to thesis and dissertations carried out in postgraduate programs in Brazil. We hypothesize that the topic function , which is extremely important in the Mathematics Education, has received little attention by researchers. Along the path of this work we delineate a historical route about the concept of function its representations and meanings so we can understand the teacher s own practice in the classroom. Some questions about the teaching of the concept in the Mathematics Education are introduced.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectpesquisa acadêmica
dc.subjectabordagem histórica do ensino de função
dc.subjectpedagogical practices
dc.subjectacademic research
dc.subjecthistorical approach of the teaching of function
dc.titleUma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função
dc.title.alternativeAn analysis of academic researches in Mathematics Education about the historical focus of the concept of function
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0230434092795275
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeMonteiro, Alexandrina
puc.refereeCarvalho, Tadeu Fernandes de
puc.refereeLattes8722703688774966
puc.refereeLattes7564483397586388
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples