Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida Junior, João Baptista de
dc.contributor.authorParoli, Rebeca Maria
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.issued2006-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?
dc.description.abstractThe present work is part of the research Institutional Evaluation and College Conduct with problems on the teachers graduation. It evaluates the material of two different programs created by journalistic companies where the teachers should use newspaper in the classroom. The evaluation is done based on five items, such as teachers graduation, media competence, newspaper as a pedagogic didactic instrument, criticism and interdisciplinarity. The opinion of the program coordinators was taken by an on-line questionnaire. This research was done because, in Teaching, the teachers should be aware to the influences of the means of communication, the new technologies and the information at school. As it is not satisfactory, the journalistic companies are preparing the teachers to use the newspaper by means of programs with commercial purposes. There are 50 programs with these purposes. It is important to analyse these materials with a pedagogic point of view because the number of program is increasing and the number of daily newspaper readers is falling down. The main reason of the research is to show that the criticism must be in the use of the news inside the classroom as the journalistic companies have ideologies and interests different from the teaching. However, the work asks a question: Who should be prepared? The teachers to use the newspaper in the classroom, the journalistic companies or the graduation teachers course?
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação institucional
dc.subjectinovação pedagógica
dc.subjectuso crítico de jornal em sala de aula
dc.subjectinstitutional evaluation
dc.subjectpedagogic change
dc.subjectcritical use of newspaper in the classroom
dc.titleAvaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
dc.title.alternativeEvaluation of programs to use newspaper in the classroom as a new pedagogic resource: a new teaching approach
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2870187719073565
puc.advisorLattes5318059095732281
puc.refereeBelluzzo, Regina Celia Baptista
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes0812422122265124
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples