Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorSantos, Jurandir dos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.issued2005-11-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15424
dc.description.abstractEste estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.
dc.description.abstractThis study is inserted in the research line University, Docency and Formation of Teachers and it is going to investigate, to know and to describe the experiences and practical evaluatives and the possible changes resulting in the learning evaluation in the profissionalizing technical courses , administered by Senac São Paulo, starting from the implementation of the Law of Guidelines and Bases (LDB), no. 9394 of 1996. The text presents a brief historical of the professional education in Brazil, focused on the professional education and the creation of Senac. The practices and the profile of the educational formation, the approaches of good quality teaching, the development of competences and the different evaluation conceptions are discussed. The research was developed in the year 2005 and had as analyzed, 14 teachers from different areas of professional education of technical level. The collection of data was based in the approaching qualitative, with applications of questionnaires, with open and half-open subjects and they were addressed respectively to the characterization of the teachers and their knowledge and educational practices. The analysis reveals us that the main problems faced by the teachers in the learning evaluation are centralized in the absence of pedagogic training, in the work excess in several institutions and in the reduced hourly load destined to the pedagogic practice of the institution.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectavaliação da aprendizagem
dc.subjectdesenvolvimento de competência
dc.subjecteducação profissional
dc.subjectformation of teachers
dc.subjectlearning evaluation
dc.subjectdevelopment of competence
dc.subjectprofessional education
dc.titleAvaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
dc.title.alternativeEvaluation in professional education: SENAC/SP experience
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9179803283558914
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeRios, Terezinha Azerêdo
puc.refereeCamargo, Dulce Maria Pompêo de
puc.refereeLattes4833207223427050
puc.refereeLattes5573826378717700
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples