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dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorTriñanes, Maria Terêsa Rocha
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.issued2009-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15425
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência visual incluídos. Dados do Censo Escolar do ano de 2006 revelam que o número de alunos matriculados com deficiências no ensino fundamental aumenta anualmente. Esse aumento de matrículas exige uma ação educativa inclusiva que contribua com o apoio e suporte especializado aos professores da sala regular de ensino. Em um levantamento em uma Diretoria de Ensino Paulista sobre o número de alunos com deficiência visual na ETI, constatou-se que: em apenas uma encontram-se esses alunos matriculados. A fundamentação teórica, deste estudo, foi baseada nos autores que defendem a inclusão como princípio de consciência política e de ser Educador como CAIADO (2008); JANUZZI (2006); MANZINI (2008); ARRUDA (2008), e outros. De caráter qualitativo, a pesquisa teve como delineamento metodológico: análise documental com foco na legislação para o atendimento educacional especializado e das Diretrizes para a ETI; e 12 entrevistas realizadas em dois momentos: pré-qualificação e pós-qualificação junto aos professores do ensino regular, ao professor do atendimento educacional especializado, ao coordenador pedagógico, ao diretor e ao professor coordenador da oficina pedagógica. Os dados coletados foram analisados com base na pedagogia histórico-crítica, contextualizando com a educação inclusiva que pretende atender às necessidades educacionais especiais e específicas dos alunos com deficiência visual na ETI inseridos. A partir da interpretação dos dados pudemos refletir sobre a proposta de educação inclusiva que vem tentando ser realizada nesta ETI e apontamos a necessidade de ressignificação do atendimento educacional especializado para que suas ações pedagógicas inclusivas sejam de mais valia e emancipatórias para o aluno com deficiência visual que é parte integrante da diversidade da sala de aula comum. Percebemos também a necessidade premente de fomento à fusão da educação especial com a educação básica, concretizando um ensino de qualidade para todos.
dc.description.abstractThis study aims to analyze the school staff pedagogical inclusive work, throughout of one Full-Time elementary School Full-Time (FTES) at public school in São Paulo State, with the inclusion students with visual disability. School Census Data of 2006 reveal the number of students with disabilities envolled in elementary schools has been increasing yearly. This increase in enrollment requires an inclusive educational activity which contributes to the skillful support and support for regular education class teachers. Through a survey done in Board of Education in São Paulo State on the number of students with visual disability enrolled in the FTES, it was found that: in only one of them those students FTES enrolled. The theoretical basis of this study was gotten were the authors who advocate the inclusion as a principle of political consciousness such as Educator: CAIADO (2008); JANUZZI (2006); MANZINI (2008); ARRUDA (2008) and others. Qualitative, the research had as a methodological design: the document analysis focused on legislation for specialized educational services and the Guidelines for the FTES, and twelve pre-qualification interviews and post-qualification semi-structured interviews held with regular education, the ones from specialized educational services, the pedagogical coordinator, the principal and teacher who coordinates pedagogical workshop. The collected data were analyzed based on the historical-critical pedagogy, contextualizing the inclusive education which aims to meet the special and specific educational needs of students with visual disability inserted the FTES. From the interpretation of the data we could reflect on the proposal for inclusive education which has been trying to be held in this FTES and then we pointed the need to reinterpretation of specialized educational services for their inclusive pedagogical actions to be worthier and emancipatory for those students with visual disabilities who are part of the ordinary classroom diversity. We also noticed the pressing need to promote the special education merge with primary education which will provide a great quality of education for all come true.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação inclusiva
dc.subjectescola de tempo integral
dc.subjectatendimento educacional especializado
dc.subjectdeficiência visual
dc.subjectinclusive education
dc.subjectfull-time schools
dc.subjectspecialized educational services
dc.subjectvisual disability
dc.titleNós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral
dc.title.alternativeWe without us: ourselves student with visual disability at full time school
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9790250450691399
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeArruda, Sonia Maria Chadi de Paula
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeLattes3129111792312433
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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