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dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorCarvalho, Tânia Maria Gebin de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15426
dc.description.abstractO presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de formação. Para tanto, o corpus foi o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do 1º, 2º e 3º ano do mencionado programa. Criado em 2008 para a rede pública do Estado de São Paulo, com foco na alfabetização e letramento das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esse programa oferece, além do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para os professores, livros didáticos, revistas e livros literários para os alunos. De abordagem qualitativa, a pesquisa documental analisou o material para professores desse programa com o objetivo de buscar marcas, indícios nos enunciados concretos que o compõem, que revelem o leitor percebido que os autores se apoiam ao enunciarem. A análise do discurso, inspirada em Bakhtin, a partir dos conceitos, de dialogismo, enunciado concreto e gêneros do discurso, oferece o aporte teórico para a investigação. A relevância do trabalho está em buscar identificar a posição responsiva do professor diante dessas relações dialógicas do material didático, visto ser ele o material utilizado para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento, proposto pelo programa oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio do Programa Ler e Escrever. Como resultado apresentado, a clarificação das relações dialógicas que são produzidas e escritas nesse material didático aponta para um escritor apressado pelo calendário eleitoral, pela pressão da sociedade por melhor qualidade na educação, que não prioriza a formação do professor, produzindo um texto instrucional, que deve ser desenvolvido em sala de aula por um professor executor. As relações dialógicas são monofônicas e imperativas, de ordem-execução. Como contribuição para dar continuidade à relação dialógica a partir deste trabalho, elencamos: 1. Organizar os programas de educação para um período de longo prazo, desvinculado de questões políticas e de mercado; 2. Reelaborar os programas de formação inicial e continuada de professores para a autonomia e reflexão, com valorização real da carreira docente ao reorganizar as escolas com materiais pedagógicos, a carga horária do professor, a vinculação desse à sua comunidade, entre outros inúmeros estudos que podem se desdobrar; 3. Motivar o desenvolvimento de outros estudos que tenham como foco o livro didático; 4. Buscar compreender como se dá a ação responsiva do professor para o enunciado concreto presente no material, entre outras pesquisas possíveis.
dc.description.abstractThis paper seeks to identify the dialogic speech between the authors of the Teaching Planning and Guidelines Guide of the “Read and Write” Program and the teacher, and how is the presumed reader for these authors when they write the teacher’s guide, training texts. The corpus of this research is the Teaching Planning and Guidelines Guide for the 1st, 2nd and 3rd year of that program. It was created in 2008 to be implemented in the public schools of the State of São Paulo, focusing on literacy of children from 1st to 5th grade of elementary school. This program offers textbooks, magazines and literary books for students, besides the Teaching Planning and Guidelines Guide for teachers. This documentary research uses a qualitative approach. It examines the material that are developed for teachers of this program in order to seek evidences throughout the concrete statements that reveals the presumed reader that they think when they enunciate. The theoretical support for the investigation is based on speech analysis, inspired by Bakhtin and his concepts of dialogism, enunciation and dialogue of genres. The relevance of this work is to identify the responsive position of the teacher from the dialogic speech of teaching materials, proposed by the official program “Read and Write” of the Secretary of State for Education of São Paulo. The results showed the clarification of the dialogic speech that are produced and written on this courseware point to a writer rushed by the electoral calendar, by the pressure of society for better quality in education, which does not prioritize teacher training. This tends to produce an instructional text that should be developed in the classroom by a performer teacher. The dialogic speech is monophonic and uses commands, a kind of order-execution statements. As a contribution to a continuing dialogue from this work: 1. Organize education programs for a long term period, no linked to political and market pressure; 2. rework the initial and continuing training programs for teachers seeking for autonomy and reflection, with real appreciation of the teaching profession by reorganizing the schools, teaching materials, the workload of the teacher, keep teacher in their community among many other studies that may unfold; 3. Motivate the development of other studies that focus on the textbook; 4. Identify the responsive action from teacher by reading this Planning and Teaching Guidelines, among others.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professor
dc.subjectmaterial didático
dc.subjectenunciado concreto
dc.subjectimagem presumida
dc.subjectteacher training
dc.subjectcourseware
dc.subjectconcrete statement
dc.subjectpresumed image
dc.titleUm olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
dc.title.alternativeA look at the dialogic speech between the authors of the Teaching Planning and Guidelines Guide of the “Read and Write” Program and the teacher
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4489507602971437
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeSofiato, Cássia Geciauskas
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes8782120833195193
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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