Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorBertini Junior, Nestor
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.issued2012-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15429
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.
dc.description.abstractThis research has as a central point of investigation how the changes occurred in the physical education area have been changing the teacher conception and his pedagogical practice. Historically, the enphasis on the body had been related to inferior and less valorized topics while intelectual subjects had been considered superior. With the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , from 1996, people can see an educational advance for the physical education, which is now considered a curricular component, as the other subjects, it s not seen as an extracurricular subject anymore. Inside this new conception, the phisical education has been through important changes which have influenced the pedagogical practices and the way teachers see the area ant its practice. This is a qualitative research, with field investigation, interviewing four public physical education teachers who have different years of experience in the area. Dates were colected through interviews, evolving a great interaction among researcher and teachers. This procedure is based on some steps, recurrent interviews and transcriptions and the categorization of the dates after each of them. The subjects participate completing, changing and explaining information. The results allowed us to realize that the changes occurred in the physical education area, in the view of the interviewed teachers, can influence students in their initial formation, going through the workplace conditions and the way pedagogical practice is organized, as well as that they can influence the valorization of the subject and its teacher.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectformação do educador
dc.subjecteducação física
dc.subjectentrevistas recorrentes
dc.subjectthe pedagogical practices
dc.subjectteacher formation
dc.subjectphysical education
dc.subjectrecurrent interviews
dc.titleO olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
dc.title.alternativeThe teacher s view of the contemporary physical education: conceptions e pedagogycal practices
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5328642810831153
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeScaglia, Alcides José
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes6052868681786447
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples