Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorLima, Carlos Acácio de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.issued2011-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15431
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como tema a formação do educador nos cursos de Licenciatura em Computação. O problema desta pesquisa consiste na seguinte pergunta: a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Computação, quais os desafios para formação de professores? O objetivo deste trabalho é apresentar alguns elementos dos projetos pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Computação, quais sejam, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), a fim de analisar se eles atendem às diretrizes curriculares, mas principalmente almejamos colocar em relevo o significado da formação de educadores nos cursos de Licenciatura em Computação. O método consiste em revisão bibliográfica e será feito a partir da análise de documentos considerados oficiais por parte das Instituições de Ensino Superior, principalmente dos projetos políticos pedagógicos de cada um dos cursos citados. Como consequência da investigação dos projetos pedagógicos, analisaremos também o peso dado por cada uma das instituições às disciplinas básicas, disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas. Com este dimensionamento, será possível ver quais cursos têm maior foco na parte pedagógica ou na parte tecnológica tendo como ênfase a formação do educador. A formação do educador de Licenciatura em Computação deve englobar conhecimentos que ultrapassem a dimensão técnica ou a didática, promovendo a formação adequada que é o resultado das dimensões explicitadas nos projetos pedagógicos. O que se tem como pano de fundo da formação do educador para esta área do conhecimento é a necessidade de superação da dicotomia técnica/didática. Os resultados alcançados relacionam-se com a necessidade de promover a formação de professores mais qualificada e compromissada com os cursos de Licenciatura em Computação, permitindo a precisa adequação da formação do aluno frente às diretrizes curriculares.
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is the formation of educators coursing a graduation of computing. The analyzed question is: departing from pedagogical projects in Information Technology courses, what are the challenges to the formation of future educators? The goal of this paper is to present some elements of pedagogical projects in three courses graduation of computing, respectively at Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), and Universidade de Caxias do Sul (UCS), and to analyze whether or not they meet the curricular requisites. The dissertation highlights the relevance of undergraduates formation in a graduation of computing. The method consists in Literature Review of official documentation of Higher Education institutions, mainly documentation of politic-pedagogical projects for each of the above-mentioned courses. As an outcome of this investigation, the weight given by each of these institutions to basic, specific and pedagogical disciplines is also analyzed. The analysis reveals which of these courses puts greater emphasis on the pedagogical or on the technological aspects in the formation of future educators. Ideally, the formation of educators coursing Information Technology at the undergraduate level should encompass knowledge that might excel its technical and didactic dimensions, and that would promote adequate formation as the sum of all dimensions of the pedagogical project. The backstage in the formation of an educator is the need to overcome the technical/didactic dichotomy. Results show the need of promoting a better qualified and committed formation of future educators in Information Technology, that would allow a precise alignment between undergraduate formation and curricular goals.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprojetos pedagógicos
dc.subjectlicenciatura em computação
dc.subjectformação do educador
dc.subjectpedagogical projects
dc.subjectgraduation of computing
dc.subjecteducators formation
dc.titleCursos de licenciatura em computação: a formação do educador em análise
dc.title.alternativeCourse Graduation of Computing: the training of educators in the analysis
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7320835586503351
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeGomes, Paulo de Tarso
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.refereeLattes1225540330138355
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples