Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorPrado, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15439
dc.description.abstractEste é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm de si e da profissão. A necessidade deste estudo é justificada por meio de evidências identificadas na área que se referem à construção de conceitos e concepções pautados na abordagem do .professor reflexivo., enfatizando o cotidiano próximo no âmbito formativo inicial. As evidências são reforçadas por meio da análise de artigos sobre formação de professores de Educação Infantil, apresentados na ANPED (2000-2009) no grupo de trabalho Educação de Criança de 0 à 6 anos (GT 7), onde pudemos descortinar a base teórica predominante na área da educação infantil, cuja influência advém da chamada .abordagem Reggio Emilia.. A partir de seus pressupostos, pesquisadores da área têm preconizado a necessidade de consolidação de uma .Pedagogia da Educação Infantil., a qual advoga a negação da .educação escolar. e também do .ensino. nesta etapa da educação. Desta forma, a problemática investigada situa-se em: conhecer quais as representações sociais de professores de educação infantil, segundo formadores da área? Optamos pela entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados, direcionada a formadores do curso de pedagogia. A análise dos dados coletados foi realizada com base na teoria das representações sociais. Este estudo nos permitiu identificar a necessidade de revisão de conceitos e concepções fundantes nas pesquisas em educação infantil e que têm enfatizado o repensar de um .novo. valor para o professor desta etapa educativa, estimulando uma consensualidade que, a nosso ver tem legitimado tal visão predominante na área como aquela que .deve. ser assumida como a mais adequada.
dc.description.abstractThis is a theoretical-empiric research on the scientific education field. We aim to know the influence of the initial qualification in the construction of social representations that future early childhood teachers have of themselves and their profession. The need for this study is justified by the evidence identified in the area concerning the construction.s concepts and principles guided by the .reflexive teacher. approach which emphasizes the every day alienation in the teacher.s education sphere. The evidence is strengthened from the analysis of articles on teacher training in early childhood education, presented in ANPED (2000-2009) working group on Education for children from 0 to 6 years (WG 7) in which we could analyze the theoretical basis of the predominant field of childhood education, that, we use to call Reggio Emilia Approach.. This approach has advocated the need to consolidate a "Pedagogy of Early Childhood Education", which supports the denial of "schooling" and also "teaching" at this level of education. Thus, the issue investigated is based on: Know what social representations of early childhood teachers according to the university lectures in the area? We opted for the semi-structured interviews, taking as a tool for data collection, aimed university lectures of pedagogy courses. The data analysis was based on the theory of social representations. This study allowed us to identify the need for revision of foundational concepts and principles in research on early childhood education and have also emphasized the rethinking of a "new" value for the childhood teacher, defending the consensus which, in our thought, justify its hegemonic understanding as the one to be assumed as the more appropriate .
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectrepresentações sociais
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectcriança
dc.subjectteacher education
dc.subjectsocial representations
dc.subjectearly childhood education
dc.subjectchild
dc.titleRepresentações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0944220382967127
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeArce, Alessandra
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes3845288858275245
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples