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dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorVaughn, Luciane
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15450
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis pedagógica seja comprometida com uma concepção emancipatória de educação e sociedade. A partir deste, os objetivos específicos foram assim delineados: (i) analisar aspectos considerados relevantes, pelos alunos, nas vivências de estágio registradas nos relatórios por eles produzidos; (ii) examinar se e como a relação teoria e prática é abordada pelos estagiários nos Planos de Atuação por eles elaborados e (iii) analisar as concepções destes alunos a respeito do conceito de brincar (com ênfase nas brincadeiras de faz de conta), a partir dos textos examinados. Procura-se alcançar estes objetivos por meio da análise qualitativa dos relatórios de estágio produzidos pelos alunos da disciplina Didática da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil B ao longo do segundo semestre de 2013, em um curso de Pedagogia, no período noturno, de uma instituição comunitária e confessional católica, em funcionamento no interior do Estado de São Paulo. Foram examinados também a proposta político-pedagógica da instituição e o plano de curso da professora que ministra a disciplina, a fim de contextualizar seu desenvolvimento. Espera-se que os resultados tragam contribuições para aprimorar o processo de formação dos professores de Educação Infantil, permitindo a elaboração de novas propostas no campo do preparo para o exercício profissional na medida em que estes resultados tornarão possível uma compreensão mais aprofundada sobre as contribuições da disciplina em foco. A revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações permitiu identificar a escassez de trabalhos sobre o tema e as análises destes dados evidenciam a necessidade de pesquisas mais atuais sobre o papel do estágio curricular na formação do professor da Educação Infantil, dentre as quais se enquadra este trabalho.
dc.description.abstractThe main purpose of this research on curricular internship in Early Childhood Education in a Pedagogy Course is to investigate how this discipline can contribute to the formation of critical teachers, whose pedagogical praxis is committed to the emancipatory concept of education and society. Thus, specific purposes have been delineated: (i) to analize aspects students considered relevant in their internship experiences recorded in their reports; (ii) to investigate whether and how the theory-practice relationship is approached by the interns in the Action Plans they elaborate and (iii) to analize these students conceptions of the concept of play (with special emphasis on make-believe play) upon examination of those texts. The attempt to reach this purpose is through the qualitative analysis of the internship reports made by the students of the discipline of Early Childhood Didactics and Internship in Educação Infantil B (Early Childhood Education B) throughout the second semester of 2013 in a Pedagogy evening course in a catholic community confessional institution in the countryside of Sao Paulo State. Both the political pedagogical project of the institution and the course plan of the professor responsible for teaching this discipline have been examined in order to contextualize its development. It is expected that the results will bring contributions to improve the process of formation of Early Childhood Education teachers, allowing for the elaboration of new proposals in the field of training for the professional work as the findings will provide for a deeper comprehension of such discipline. Previous bibliographical review made on the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações enabled the identification of the lack of research papers on the theme and the analyses of these data show the need for more recent research on the role of the curricular internship in the formation of Early Childhood Education teachers.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectestágio curricular
dc.subjectformação de professores
dc.subjectteoria histórico-cultural
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectcurricular internship
dc.subjectteachers formation
dc.subjectcultural historical theory
dc.subjectearly childhood education
dc.titleRelatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5396125176898912
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
puc.refereeCruz, Maria Nazaré da
puc.refereeLattes4704506667255915
puc.refereeLattes2117041293253097
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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