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dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorLima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.issued2013-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15452
dc.description.abstractA presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis anos incompletos no município de Campinas. Através da epistemologia materialista histórico-dialética realizamos a análise da proposta pedagógica de tal instituição com vistas a identificar sua concepção de escola, criança e professor de educação infantil, utilizando a entrevista com professoras e orientadora pedagógica e análise dos documentos da instituição. Parte-se do pressuposto de que a educação infantil, atualmente, necessita superar os argumentos que a colocam como espaço na qual a educação deve acompanhar o desenvolvimento infantil, intervindo o mínimo possível e também aqueles que valorizam a potencialidade e formação de competências no aluno para atender às exigências do mercado. Com base nos pressupostos das teorias histórico-cultural do desenvolvimento humano e histórico-crítica da educação, foi possível compreender as contradições por quais perpassam a educação da infância na atualidade, propomos, com isso, contribuir com a defesa de que a educação infantil deve ser concebida como educação escolar, para que sejam valorizadas as práticas que efetivem o ensino e a aprendizagem através da transmissão do conhecimento sistematizado.
dc.description.abstractThis research dissertation discusses the concepts of child, school and professor of early childhood education outlined in a pedagogical proposal of an institution that serves children 0-6 years of age in the city of Campinas. Through historical materialist and dialectical epistemology we propose the analysis of such pedagogical institution, in order to identify their design school, child and teacher of early childhood education, using interviews with teachers and pedagogic advisor and analysis of the documents of the institution. This is on the assumption that early childhood education, currently, needs to overcome the arguments that set a space in which education must accompany child development, intervening as little as possible and also those who value the capability and skills training for the student to meet market requirements. Based on the assumptions of cultural-historical theories of human development and critical historic l education, it was possible to understand the contradictions which underlie the education of children today, I propose, therefore, contribute to the defense of the early childhood education must be conceived as school education, to be valued as practices that enforce the teaching and learning through transmission of systematized knowledge.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectsociedade atual
dc.subjectproposta pedagógica
dc.subjectconcepções
dc.subjecteducação escolar
dc.subjectearly childhood education
dc.subjectcurrent society
dc.subjectpedagogical proposal
dc.subjectconceptions
dc.subjectschool education
dc.titleProposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
puc.refereeCruz, Maria Nazaré da
puc.refereeLattes7733644439876265
puc.refereeLattes2117041293253097
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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