Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.contributor.authorBento, Estevão de Jesus
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.issued2011-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15455
dc.description.abstractEste estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências na Educação Profissional. Considerando que na educação os processos de aprendizagem têm evoluído com o tempo e as políticas e práticas pedagógicas para a Educação Profissional são constantemente influenciadas pelas necessidades do mercado de trabalho, a partir de 1996 a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, introduzem mudanças significativas na Educação Profissional no Brasil, que repercutem na formação dos alunos e na atuação dos docentes desta modalidade de ensino levando as escolas a rever seus planos de cursos, numa mudança de paradigma. Para a compreensão do processo de mudança em uma escola de Educação Profissional, fez-se necessário, identificar no contexto da aprendizagem por projetos, quais estratégias são aplicadas pelos docentes em sala de aula e sua eficácia para o desenvolvimento de competências profissionais; conhecer os recursos materiais que colaboram no processo pedagógico; identificar junto aos alunos os conhecimentos, habilidades e valores que são mobilizados na aprendizagem por projetos e identificar como ocorreu à capacitação dos docentes para a prática da aprendizagem por projetos. Para o desenvolvimento desse estudo, foi feita revisão da literatura em todos os momentos da pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Foi feita ampla análise de documentos da instituição de ensino e do curso. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e docentes do curso Técnico em Logística da instituição de ensino Senac Campinas. Os dados foram categorizados e analisados, à luz do referencial teórico sobre a pedagogia de projetos e sobre o desenvolvimento de competências profissionais. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para o debate, a crítica, a reflexão sobre a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências; apontar políticas e práticas pedagógicas que visem, ao mesmo tempo, atendimento às necessidades do mercado de trabalho e às necessidades do ser humano, no que tange a uma formação voltada ao trabalho-educação-sociedade. Espera-se também, lançar indagações e propostas de contribuição para o aprimoramento dos cursos de formação profissional face aos predispostos da LDB.
dc.description.abstractThis study follows the line of research "Pedagogical Practices and Teacher Education", PUC Campinas and aims to understand the process of building a pedagogical system that works with the project pedagogy and its relation to skills development in Professional Education, whereas in education the learning process have evolved over time and the policies and teaching practices for Professional Education and are constantly influenced by the needs of the labor market, from 1996 the new Law of Directives and Bases of National Education and later the National Curriculum Guide for Professional Education of Technical introduce significant changes in professional education in Brazil, which impact the education of students and teachers in the performance of this mode of education leading schools to revise their lesson plans, a paradigm shift. To understand the change process in a school of Professional Education, it was necessary to identify in the context of learning projects, what strategies are implemented by teachers in the classroom and its effectiveness for the development of professional skills, to know the material resources that collaborate in the educational process; identify students with the knowledge, skills and values that are mobilized in the project and identify learning occurred as the training of teachers for the practice of learning projects. To develop this study, a review of the literature in all stages of research, which is characterized as qualitative, in the form of case study. Was done extensive analysis of documents from the educational institution and course. Data collection took place through semi-structured interviews with students and faculty members in technical Logistics course in education institution SENAC Campinas. The data were categorized and analyzed in light of the theoretical framework of the pedagogy of projects and the development of professional skills. Through this research, we hope to contribute to the debate, criticism, reflection on the pedagogy of projects and their relation to the development of skills, pointing out political and pedagogical practices that aim at the same time, meeting the needs of the labor market and the needs of human beings, in terms of training to the labor-education-society. It is also expected to launch inquiries and proposals to contribute to the improvement of vocational training courses address the predisposition of the LDB.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação profissional
dc.subjectpedagogia de projetos
dc.subjectcompetências profissionais
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectprofessional education
dc.subjectpedagogy of projects
dc.subjectprofessional skills
dc.subjectpedagogical practices
dc.titleAprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
dc.title.alternativeDesigns for learning skills development: a proposal for professional education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8018410141281100
puc.advisorLattes9375761445315596
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeSouza, Fernando Cesar de
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples