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dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorColevate, Fatima Regina
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.issued2012-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15462
dc.description.abstractO objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que representa para jovens que o frequentam. São apresentados conceitos e diferentes visões da Educação Social, da Pedagogia Social e do Educador que atua no Programa Educação para o Trabalho e em Programas e projetos socioeducacionais. Buscou-se aprofundar tais conceitos em autores como Luzuriaga (1960) e Silva (2009) que abordam diferentes momentos da Pedagogia Social. A pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do Educador para a formação e transformação da vida de jovens que participam do Programa Educação para o Trabalho. A questão que norteia o presente estudo assim se configura: Pode a Educação Social, no caso do Programa Educação Para o Trabalho, configurar-se em ambiente complementar ao ensino escolar, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens com interesse pelo mercado de trabalho? A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa. Foram aplicados 136 questionários e realizadas 17 entrevistas com alunos, educadores e coordenadores do programa, visando conhecer as percepções dos entrevistados a respeito do Programa pesquisado e das formas diferenciadas de educar que valorizam as experiências e realidades individuais dos alunos. Constatou-se que o Programa atinge seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento de jovens, como evidenciado nas entrevistas realizadas. Observou-se que o Programa proporcionou mudanças na vida dos jovens e nas famílias destes jovens. Percebeu-se que o apoio e estímulo da família para que os jovens permanecessem no Programa, representou fator determinante para os resultados alcançados. Os educadores foram unânimes em afirmar que nutrem grandes expectativas com relação ao futuro dos jovens e acreditam, que de alguma forma, podem contribuir para proporcionar mudanças significativas nas vidas destes jovens, não só no ambiente profissional, mas também no pessoal. Espera-se que a pesquisa possa oferecer subsídios que permitam aos educadores oportunidades de reflexão sobre suas práticas e sobre possíveis mudanças que possam ocorrer na vida dos jovens em diferentes contextos sociais.
dc.description.abstractThis research is about Education for Work Program , a course program that s been in place for Senac SP2 for the last fourteen years. The course s choice is related to its results and social relevance, especially for the younger students. It will be presented different concepts and point of views from the social education, social pedagogy and from the Program educator who also contributes for others educational projects. Concepts those were indepth with authors such Luzuriaga (1960) and Silva (2009) who have raised different moments from Social Pedagogy. This research will identify the educator contributions on these students lives. The main idea here is: Can the social education, in this case represented by this Program, be a complementary environment for the traditional school education, contributing this way for young students interested in the business market, personal and professional development? The qualitative research was the methodology used on this study case. It was applied 136 questionnaires forms and 17 interviews with students, educators and coordinators related to the Program in order to know theirs Program s perceptions and best practices and experience with each one students. In our analyses it was verified that the Program reaches its goal, contributing with students development. We observed positive changes in their lives and their families lives. The family support for the students keep going on the Program represented a very important key for the good results reached. The educators were unanimous in affirming that they have great expectations related to these young students future and they believe in their positive contribution for the students significant changes in personal and professional areas. We hope that this research can offer subsidies that allow educator s reflection about their practices that reflects in young students lives.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação social
dc.subjecttransformação social
dc.subjectmundo do trabalho
dc.subjectsocial education
dc.subjectsocial transformation
dc.subjectwork cycle and business market
dc.titleO educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
dc.title.alternativeThe educator and his contribution for young s life (trans) formation in thr education for work program
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5828228564451776
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeSouza, Fernando Cesar de
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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