Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorOliveira Junior, Rafael Gabriel de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.issued2013-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15463
dc.description.abstractO presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, com foco especial nos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas. A questão que norteia o presente estudo é a seguinte: partindo da existência de um alinhamento governativo em torno dos sistemas de avaliação em larga escala no âmbito da educação básica, qual é o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, principalmente em relação aos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas, com base no estudo das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1996 a 2011? A fim de encontrar uma solução para esse problema, foram escolhidos procedimentos metodológicos próprios dos estudos bibliográficos, do tipo estado da arte, assim como técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostram 12 tipos de impacto que permeiam as unidades escolares, diagnosticados, em sua grande maioria, como negativos, frente às demandas prementes do ensino paulista e pressupostos dessa importante ferramenta avaliativa chamada SARESP. Tais impactos vinculam-se a uma gestão demasiadamente frágil, principalmente por parte do comando do governo paulista, ao longo da vigência desse sistema de avaliação, notadamente no que diz respeito às formas comunicacionais concernentes aos públicos do contexto escolar.
dc.description.abstractThis project is part of the field of studies about evaluation of basic education, specifically addressing the SYSTEM OF SCHOOL PERFORMANCE EVALUATION OF THE STATE OF SÃO PAULO (SARESP), an educational policy supported by governmental alignment, with the objective of systematize the state of the art of Brazilian scientific production over the SARESP, with special focus on the impacts of this evaluation on paulista school units. The question that leads this study is: beginning with governmental of an alignment existence around the Large-Scale Evaluation systems of the basic education scope, what is the state of the art of Brazilian scientific production over the SARESP, especially in relation to the impacts of this evaluation on paulista school units, based on the study of dissertations and theses produced in Brazil from 1996 to 2011? In order to find a solution for this problem, methodological procedures of bibliographic studies were chosen as the state of the art, as well as techniques of content analysis. The results show 12 types of impact that permeate school units, the majority was identified as negative, in the face of the urgent paulista teaching demands of this important tool of evaluation called SARESP. These impacts are connected to a very fragile management, especially because of the paulista government command, with the duration of this evaluation system, notably regarding the communicational forms relating to the public of the context of school.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSARESP
dc.subjectavaliação educacional
dc.subjectavaliação em larga escala
dc.subjectEstado da Arte
dc.subjectSARESP
dc.subjecteducational evaluation
dc.subjectlarge-scale evaluation
dc.subjectstate of the Art
dc.titleSistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)
dc.title.alternativeSystem of school performance evaluation of the state of São Paulo: A study of Brazilian scientific production (1996-2011)
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1136511138719173
puc.advisorLattes2181821122340489
puc.refereeSilva, Vandre Gomes da
puc.refereeAndrade, Renato Júdice de
puc.refereeLattes0452394949023220
puc.refereeLattes2594128956068139
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples