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dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorGuimaraes, Gustavo Henrique Escobar
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.issued2012-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15464
dc.description.abstractA presente pesquisa, intitulada Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia , possui como leitmotiv o entendimento dos desafios sobre a mediação de atitudes sociais na autonomia, sugerindo caminho à intervenção, eleito pelos docentes atuantes na educação profissional. A investigação acerca da mediação como prática pedagógica para o desenvolvimento das atitudes sociais, num contexto educacional de estímulo à autonomia, constitui-se do objeto da dissertação de mestrado que adere à linha de pesquisa práticas pedagógicas e formação de professores. O problema formal da investigação consiste na pergunta: quais os desafios da mediação para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia? Os objetivos específicos consistem em: explorarmos o conceito, as características e as implicações da mediação na perspectiva do desenvolvimento humano histórico-cultural vigotskiana; investigarmos a presença do conceito de autonomia nos escritos pedagógicos de John Dewey; apresentarmos a definição sobre as atitudes sociais como objeto de estudo da psicologia social norte-americana interpretada à luz das prerrogativas defendidas por Lane; e executar pesquisa de campo com os docentes que atuam na educação profissional a fim de organizar e analisar suas percepções sobre os desafios inerentes à mediação e ao desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia A docência é pensada em uma perspectiva materialista e histórica, considerando o exercício docente como aquele que reúne condições de contribuir para o desenvolvimento de um profissional com atitudes e comportamentos condizentes à condição humana no trabalho e na vida em sociedade. As referências teóricas sobre o processo de mediação da aprendizagem centram-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Semyonovich Vygotsky. Na delimitação do conceito de autonomia incursionamos os escritos pedagógicos de John Dewey e as atitudes sociais foram abarcadas nas contribuições de Lane, além de comentadores e continuadores das obras dos autores referências nas perspectivas apresentas. Delimitamos a pesquisa a partir da literatura bibliográfica e explicativa, com coleta de dados empíricos, por meio do método dialético. O tratamento dos dados e a análise realizada na pesquisa foram de ordem quantitativa, no qual utilizamos o instrumento questionário para categorizar os desafios eleitos pelos sujeitos da pesquisa, e, posteriormente, em uma análise qualitativa, utilizamos do instrumento de entrevista semi-estruturada, a fim de aprofundar algumas das contribuições por meio da análise de conteúdo sugerida por Bardin. Os sujeitos da pesquisa são docentes das habilitações profissionais técnicas de nível médio da área da saúde nas subáreas de enfermagem e radiologia do Senac São Paulo, atuantes na unidade de operações Campinas SP, distribuídos inicialmente pela variável tempo de atuação docente. Como resultados e considerações, identificamos algumas limitações quanto ao entendimento sobre amplitude da mediação como prática pedagógica que se relacionaram ora as expectativas do próprio aluno, quando oriundo de sistemas tradicionais de aprendizagem, ora do docente, que não possui uma formação específica e ou tempo para dedicar-se ao exercício docente, contudo, algumas de suas práticas se assemelhem as possibilidades da aprendizagem mediada.
dc.description.abstractThis study, entitled "Pedagogical mediation: a possibility for the development of social attitudes of autonomy", has as leitmotiv the understanding of the challenges on the mediation of social attitudes on autonomy, suggesting path to intervention, elected by teachers working in professional education. The investigation of mediation as pedagogical practice for the development of social attitudes, in an educational context of stimulus to autonomy, constitutes the object of this dissertation sticking to the line of practical pedagogic research and teachers training. The formal problem of this investigation consists in the question: which are the challenges of mediation for the development of autonomy in social attitudes related to autonomy? The specific objectives are: to explore the concept, characteristics and implications of mediation in cultural-historical human development according to Vygotski perspective; to investigate the presence of the concept of autonomy in pedagogical writings of John Dewey; to introduce the definition of social attitudes as object study of American social psychology interpreted at the light of the prescriptions held by Lane, and execute field research with teachers who work in professional education in order to organize and analyze their perceptions about the challenges of mediation and the development of social attitudes autonomy. Teaching is designed in a historical materialist perspective and considering the docent practice exercise as one that brings together faculty position to contribute to the development of a professional with attitudes and behaviors consistent with the human condition in workplace and in society. The theoretical references about the mediation process of learning focuses on cultural-historical perspective of Lev Vygotsky Semyonovich. In defining the concept of autonomy we revisited the pedagogical writings of John Dewey and social attitudes were embraced by the contributions of Lane, and commentators and followers of the works of authors in referentiated in the proposals presented. We delimited the investigation from the explanatory and bibliographical literature with empirical data collection, through the dialectical method. Data processing and analysis were performed in quantitative research, in which we used the questionnaire instrument to categorize the challenges elected by the subjects, and subsequently, in a qualitative analysis, we used the instrument of semi-structured interviews in order to deepen some of the contributions through content analysis suggested by Bardin. The research participants are teachers of professional technical qualifications of midlevel healthcare in nursing and radiology subareas of Senac, working in operations unit Campinas - SP, initially distributed by the variable time teaching performance. As results and considerations, we identify some limitations on the extent of understanding of mediation as a pedagogical practice that sometimes were related to student's own expectations when coming from traditional systems of learning, sometimes to the teacher, who does not have specific training or time to devote himself to teaching practice, however, some of their practices resemble the possibilities of mediated learning.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmediação
dc.subjectatitudes sociais
dc.subjectautonomia
dc.subjecteducação profissional
dc.subjectmediation
dc.subjectsocial attitudes
dc.subjectautonomy
dc.subjectprofessional education
dc.titleMediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7934077513155852
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeSciotti, Lucila Mara Sbrana
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes1588488096073335
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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