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dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorVespoli, Ana Carolina Torres
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.issued2013-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15475
dc.description.abstractO conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas com o intuito de garantir que os alunos tenham não só o acesso à alfabetização, como também consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Nesse sentido, o Programa Ler e Escrever, uma política do estado de São Paulo que teve seu início em 2008, tem entre suas metas a necessidade de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade (3º ano do Ensino Fundamental)- meta esta que se manteve no recente Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. Desta forma, a partir da análise documental do material didático do Programa, que envolveu os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas e as Coletâneas de Atividades referentes ao bloco de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades do material que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual é o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores nos Guias e muito embora as atividades propostas aos alunos pela Coletânea possibilitem tal desenvolvimento.
dc.description.abstractThe knowledge and domain of the written code, as well as social practical of reading and writing are the axles of work in the initial years of basic education. Education public policies have been drawn up in order to ensure that students have not only access to literacy but also be able to use reading and writing in your daily life. In this direction, Ler e Escrever Program is a policy of São Paulo state that began in 2008, has confirmed the recent Pacto pela Alfabetização na Idade Certa , the purpose of alphabetize all students until the age of eight (3rd year of lementary school).This research investigated how the phonological awareness (a metalinguist skill that explores sonorous question of language) is contemplated on schoolbook material of Ler e Escrever Program. The methodology involves the documentary analysis of the schoolbook material of the Program in the initial block of literacy (1st, 2nd and 3rd years). The analysis of the data showed that despite guidelines to teachers available in Guia de Planejamento e Orientações Didáticas and the proposed activities for students in Coletânea de Atividades allow the development of phonological awareness, this still gives very superficial levels may compromise the purpose of literate students until the age of eight.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectalfabetização
dc.subjectmetalinguagem
dc.subjectmaterial didático
dc.subjectconsciência fonológica
dc.subjectPrograma Ler e Escrever
dc.subjectliteracy, metalinguist skills
dc.subjectschoolbook
dc.subjectphonological awareness
dc.subjectLer e Escrever Program
dc.titleA consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
dc.title.alternativeThe phonological awareness and Ler e Escrever Program
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9401595211766381
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
puc.refereeLeite, Sergio Antonio da Silva
puc.refereeLattes7733644439876265
puc.refereeLattes7043669208268533
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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