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dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorTeixeira, Aurora da Silva
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15476
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no contexto do pragmatismo. O problema da investigação está assim formulado: que concepção educacional está presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na consideração do pragmatismo? A Capes, a partir de 2009, passou a criar políticas educacionais para o aprimoramento da Educação Básica, incluindo o Pibid. Na perspectiva filosófica, interessa investigar os pressupostos da concepção educacional presente no plano, por meio dos documentos oficiais e, como hipótese, investigar se a perspectiva de educação pragmática está presente, seja pela necessidade de preparar professores para a prática docente, seja do ponto de vista da organização da matriz curricular, pelo caráter prático da formação do professor. Não se pretende discutir a questão da formação docente, dado que este trabalho está alocado na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação: busca-se, antes, discutir e compreender a concepção educacional presente no Pibid, estudando-se, para tanto, seu processo de implementação, a partir dos dados oficiais. O método diz respeito à revisão da literatura, com destaque para a análise documental, compreendendo: relatórios, leis, editais, portarias e documentos da Diretoria de Educação Básica e da CAPES, documentos estes que se constituem como expedientes a serem analisados. Do ponto de vista do mérito, busca-se fundamentar e esclarecer a concepção pragmática educacional de John Dewey e, por meio dessa referência, uma análise da concepção do Programa é feita. Como resultado atingido, verificamos que a concepção educacional presente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência apresenta indícios do pragmatismo desenvolvido por John Dewey, recepcionado no Brasil pelos escritos de Anísio Teixeira.
dc.description.abstractThis paper analyzes the educational concept of a public policy of the Basic Education Board (DEB) of Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES), the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid), in the context of pragmatism. The problem of the investigation is worded as follows: educational concept that is present in the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid) in consideration of pragmatism? Capes, from 2009, went on to create educational policies for the improvement of basic education, including Pibid. The philosophical perspective, interests investigate the assumptions of this educational concept in the plan, through official documents and, as a hypothesis, investigate whether the pragmatic education approach is present, or the need to prepare teachers for teaching, from the point of view of the organization of the curriculum, the practical nature of teacher education. It is not intended to discuss the issue of teacher training, as this work is allocated in line for Public Policy Research in Education: the purpose of, first, discuss and understand the educational concept present in Pibid by studying, therefore, its implementation process, from official data. The method relates to the literature review, with emphasis on the analysis of documents, comprising: reports, laws, edicts, decrees and documents of the Basic Education Board and CAPES, which documents are constituted as expedients to be analyzed. From the point of view of substance, it seeks to support and clarify the educational pragmatic conception of John Dewey and through this reference, program design analysis is made. As result achieved, we find that the educational concept present in the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching presents pragmatism of evidence developed by John Dewey, approved in Brazil by the writings of AnisioTeixeira.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectconcepção educacional
dc.subjectpolíticas públicas
dc.subjectPibid
dc.subjectCapes
dc.subjectpragmatismo
dc.subjectJohn Dewey
dc.subjecteducational design
dc.subjectpublic policy
dc.subjectPibid
dc.subjectCapes
dc.subjectpragmatism
dc.subjectJohn Dewey
dc.titleA concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
dc.title.alternativeThe educational concept of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID pragmatism context
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2552517287845313
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeVitorino, Artur José Renda
puc.refereeAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
puc.refereeLattes3811004108670430
puc.refereeLattes9527743086394186
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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