Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorTercioti, Ana Carolina Godoy
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15477
dc.description.abstractO presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 e quais os elos desta concepção com o conceito de experiência em John Dewey, caso existam? Buscouse qual concepção de educação permeia as entre linhas do mestrado profissional no plano vigente. O campo de estudo foi delimitado pela filosofia da educação, mais especificamente, pelo pragmatismo de John Dewey e, ainda, se questionou os problemas que perpassam a educação como um todo. Foi feito um recorte do todo, qual seja, a política educacional tácita presente no mestrado profissional inserida no atual PNPG, bem como se apresentou os desafios para o seu desenvolvimento. O método aplicado foi o bibliográfico, que se consolidou, especialmente, na análise do PNPG 2011-2020 e na investigação da obra Experiência e Educação de John Dewey, bem como na investigação filosófica de outros importantes estudiosos e comentadores do referido autor, por meio de suas obras e artigos. A concepção de educação de Dewey apontou, em última instância, a experiência como efetiva.
dc.description.abstractThis study has been part of the Research Line "Public Policy in Education", and the question that motivated it has been: which is the conception of education that is present in the professional master degree in the context of PNPG (National Plan Postgraduate) 2011-2020 and what are the links of this conception with the experience idea of John Dewey, if any? We have searched which conception of education that permeates between lines of professional master in current plan. Study field was limited by the philosophy of education, more specifically, by John Dewey s pragmatism and, moreover, we also have questioned which problems involving education as a whole. It has been done a cutout of the whole, which means, the tacit educational policy in this professional master inserted in the current PNPG and, still, we have presented the challenges for its development. The method applied was bibliographic research, which was consolidated, especially, in the analysis of PNPG 2011-2020 and investigation in John Dewey s book "Experience and Education", as well as in the philosophical investigation of other important scholars and commentators of that author, by through his books and articles. Dewey s concept of education pointed out, ultimately, experience like effectiveness.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPNPG
dc.subjectmestrado profissional
dc.subjectexperiência
dc.subjectJohn Dewey
dc.subjectPNPG
dc.subjectprofessional master
dc.subjectexperience
dc.subjectJohn Dewey
dc.titleMestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
dc.title.alternativeProfessional master and concept of experience of John Dewey in debate like education public policy in the context of The National Postgraduate Plan (PNPG) 2011-2020
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9940434729024870
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeGallo, Silvio Donizetti de Oliveira
puc.refereeLattes8794565484100151
puc.refereeLattes3808560029763904
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples