Show simple item record

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorNicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.issued2012-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15480
dc.description.abstractNosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. Selecionamos 44 artigos, aqueles que focavam mais diretamente o Ensino Superior em seus diferentes aspectos: a formação de professores; a historicidade da instituição universitária; o desenvolvimento da produção da educação superior; as reformas do estado e as políticas públicas; globalização e democratização; percurso de estudantes. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi o de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Após a leitura dos 44 artigos, escolhemos alguns eixos que nos proporcionassem uma análise mais profunda do que neles encontramos: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. A partir desse estudo entendemos ser possível refletir o papel dos professores do Ensino Superior, o espaço de atuação deste profissional e o aluno da graduação como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, especificidades, necessidades e anseios. Os resultados da pesquisa nos permitiram verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes, trazendo influências diretas e indiretas para a sustentação e imagem do Ensino Superior.
dc.description.abstractOur objective with this research on bibliography aims was to search articles related to the studies that focus on University Education on the Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação ANPEd), in the first decade of the 21st century. Forty-four articles have been selected, those that more directly focus on University Education, in its different aspects: teachers graduation, the history of the university institution; the development of university production, state reforms and public policies, globalization and democratization; students route. The research is based on the following issue: Which contributions related to University Education are mentioned in the articles of Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação), in the first decade of the 21st century? Our intention is justified by the fact that this study may contribute to the reflection on teaching, the production and work of the teachers at the University. The methodology used for data collecting had a qualitative mark. The bibliographical research has been chosen as a useful resource for the analysis of the articles. After the reading of the 44 articles, we have chosen some axles that could provide a deeper analysis of what was found: University Education and political proposals; Teachers Graduation; the Relation between practice and theory; Organizational View of the University; Teaching; research and extension: inseparable aspects. From this study, we believe that it is possible to reflect on the teachers role at University Education, the acting space of these professionals and the University students, as agents of a graduation diversified environment. We also hope that the results of this research may help other studies related to the understanding of the University space, its specific characteristics, it needs and expectations. As some results of the research, we have been able to verify that the quality of the teachers graduation, the public policies and the inseparability between teaching, research and extension are fundamental for the process of the students graduation, bringing direct and indirect influences to support the profile of University Education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino superior
dc.subjectformação de professores
dc.subjectambiente universitário
dc.subjectuniversity education
dc.subjectteacher s graduation
dc.subjectenvironment inside university
dc.titleEnsino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
dc.title.alternativeUniversity education: an analyze about publications in the Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação)
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0431439241333817
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeLopes, Celi Aparecida Espasandin
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes9699186251670702
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record