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dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorCorrêa, Lajara Janaina Lopes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15483
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de ex-alunos do curso prévestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, (SP), que ingressaram em universidades, buscando identificar: (i) pontos nestas trajetórias que contribuíram para a longevidade escolar destes jovens; (ii) como interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares e (iii) possíveis contribuições que a instituição possa ter fornecido para seus estudantes interpretarem de forma crítica o sistema escolar brasileiro e se tornarem militantes na luta contra as suas desigualdades. Quanto à metodologia, realizamos pesquisa documental sobre o cursinho e entrevistas semi-estruturadas com 7 ex-alunos do Herbert de Souza. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional. A busca pelos entrevistados, ou colaboradores, ocorreu, em parte, através do critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. As análises qualitativas do material empírico permitem indicar como resultados: (i) a quase total ausência de incentivo dos professores de Ensino Médio para que os colaboradores almejassem cursar o Ensino Superior; (ii) em contrapartida, houve influência dentro e fora do grupo familiar para o prosseguimento dos estudos, sobretudo por atitudes das famílias dos colaboradores que, embora pouco escolarizadas, destacaram para eles o valor da escola; (iii) a trajetória dos colaboradores como uma arena de lutas em que entra em contradição terem sido considerados maus alunos, não gostarem da escola, terem baixo capital cultural e, ao mesmo tempo, terem disposições adequadas para os sacrifícios da escolarização; (iv) o ingresso desses sujeitos na universidade não põem fim a estas lutas, já que o percurso no Ensino Superior permanece marcado por desafios e obstáculos inescapáveis no encontro entre instituições e professores preparados para trabalhar com alunos de classes sociais mais abastadas e os nossos colaboradores, pertencentes às classes populares; (v) evidências de que as atuações militantes dos ex-alunos se deram em decorrência do ingresso e das relações estabelecidas no cursinho; (vi) indícios de que estas atuações militantes não se concretizam nos espaços universitários e (vii) os desafios na constituição de um cursinho voltado para jovens de classes populares e seu duplo objetivo: o preparo para o exame de vestibular e a formação critica; apesar dos esforços da instituição para fomentar interpretações críticas do sistema educacional brasileiro e do vestibular, é difícil inferir qual a efetiva concretização deste processo, de um modo mais amplo. Sendo assim, concluímos que as experiências educacionais no cursinho mostram uma contradição entre a preparação para o vestibular e a formação crítica em relação a este exame e ao sistema educacional brasileiro, de uma forma geral. Esperamos com este trabalho contribuir para um aprofundamento do conhecimento da Educação a partir da trajetória de ex-alunos do Projeto Herbert de Souza, tendo em vista o papel político-pedagógico destes espaços de ensino, que se definem como movimentos sociais para a democratização da educação superior.
dc.description.abstractThis research aims to analyze the trajectories of former students of pre-university course Herbert de Souza, located in Campinas (SP), who enrolled in universities, to identify: (i) points in the trajectories that contributed to longevity school these young people, (ii) how they interpret and evaluate their educational experiences and school and (iii) possible contributions that the institution may have provided for their students to critically interpret the Brazilian school system and become activists in their fight against inequality. Regarding methodology, we conducted desk research on the local community college and semi-structured interviews with seven former students of Herbert de Souza. Because it is a qualitative research, respondents were not chosen according to statistical criteria, but intentional. The search for the respondents, or employees, occurred in part through the test network, whereby the interviewees themselves suggest others to be interviewed, creating a community of arguments. The qualitative analysis of empirical data allow to indicate how results: (i) the almost total absence of incentive for high school teachers for employees to attend craved Higher Education, (ii) in return had influence within and outside the household for the continuation of studies, primarily by attitudes of the families of employees who, though little educated, they pointed to the value of school, (iii) the trajectory of its employees as an arena of struggle in that conflict were not considered good students, not like the school, have low cultural capital and at the same time, have adequate provisions for the sacrifices of schooling, (iv) the entry of these subjects at university does not put an end to these struggles, because the route to higher education remains marked by challenges inescapable and obstacles in the encounter between institutions and teachers trained to work with students from more affluent social classes and our collaborators, in popular classes, (v) evidence that the actions of militant former students to have as a result of inflow and relations established in the preparatory course, (vi) evidence that these actions do not materialize militants in university spaces and (vi) the challenges in setting up a preparatory course intended for the young working class and its double goal: preparing for the examination of vestibular and training critical, despite the efforts of institutions to foster critical interpretations of the Brazilian educational system and the entrance exam, which is difficult to infer the effective implementation of this process in a broader sense. Thus, we conclude that the educational experiences at prep school show a contradiction between the preparation for the exam and training in relation to this critical examination and the Brazilian educational system in general. We expect this work to contribute to a deeper understanding of education through the lives of former students of Project Herbert de Souza, in view of the role of political-educational teaching spaces, which are defined as social movements for democratization of education higher.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttrajetórias escolares
dc.subjectcurso pré-vestibular
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjecttrajectories school
dc.subjectpre-college course
dc.subjectpedagogical practices
dc.titleCursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras
dc.title.alternativePPC Popular: study on the path of the working class students
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8451093788393224
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeLopes, Doraci Alves
puc.refereeAlmeida, Ana Maria Fonseca de
puc.refereeLattes1236687332554793
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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