Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorPoltronieri, Heloísa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.issued2012-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15486
dc.description.abstractPesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir com os esforços em compreender a evolução do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional no período de 1990 a 2010, focada na área da Avaliação da Aprendizagem da educação básica. Pretendeu-se: identificar as contribuições teóricas dos artigos divulgados no periódico para o campo do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; verificar as principais tendências temáticas difundidas no periódico seguindo uma linha histórica; analisar as principais discussões presentes nas publicações; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na área da Avaliação da Aprendizagem na educação básica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formação e se são bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Além disso, objetivou-se identificar as principais tendências temáticas presentes nos 20 anos de existência da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.
dc.description.abstractResearches done about the evaluation in basic education points out Studies in Educational Evaluation as the journal which has the higher concentration of articles in the área of evaluation in basic education. In order to contribute to understand the evolution of this field, our main purpose is to research and to map the scientific production published in this journal between 1990 and 2010 according to the theories about the State of the Art and focused on the area of learning s evaluation in basic education. This work intends to identify the theoretical contributions of the articles published in this journal to the field of learning s evaluation; to check the main thematic trends of the journal according to an historical line; to analyze the major discussions in the volumes of the journal; to identify the Brazilian authors, articles or books most mentioned in the articles analyzed; to verify the percentage of the studies in the area of learning s evaluation in basic education and in college; to identify the main authors who publish in this journal, their formation and if they are productivity exhibitioner; to check in which universities the articles were produced and which of them are due to doctor s or master s degree. Moreover, there s one attempt to point out which are the main thematic trends that feature these 20 years of the journal. The research is an example of State of the Art and it s structured in three chapters: Learning s evaluation: a reading according to the researches about the State of the Art; Learning s evaluation in the journal Studies in Educational Evaluation : mapping the scientific production; and Learning s evaluation in Studies in Educational Evaluation : thematic trends and theoretical contributions.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação educacional
dc.subjectavaliação da aprendizagem
dc.subjectestado da arte
dc.subjecteducational evaluation
dc.subjectlearning s evaluation
dc.subjectstate of the art
dc.titleAvaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0969089898338871
puc.advisorLattes2181821122340489
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeSilva, Itamar Mendes da
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes2477851211882211
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples