Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorSilva, Silvia Helena Ferrão
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.issued2014-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15487
dc.description.abstractO trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em Matemática. Nossa questão problema assim se configura: Como e por que ocorrem os encaminhamentos de alunos com dificuldades relacionadas à Matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal na visão das professoras? Teve por objetivo analisar, a partir das informações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da sala regular e de educação especial as concepções relacionadas às dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender conceitos matemáticos e a necessidade de encaminhamento psicológico ou de reforço pedagógico. No desenvolvimento da pesquisa trouxemos apontamentos relativos às questões das dificuldades de aprendizagem das crianças em Matemática, das suas emoções no percurso da aprendizagem e de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática na escola. Os dados originaram-se das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de 3º ano duas de sala de aula e a professora da sala de recurso em dois momentos diferentes: no início do ano letivo de 2013 e no mês de novembro do mesmo ano. Ainda, de documentação relativa ao encaminhamento do aluno para sala de reforço e de atendimento psicológico. Nas entrevistas as participantes indicaram que o curso de formação inicial não lhes ofereceu subsídios teóricos suficientes para a atuação na docência na disciplina de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também que muitas das dificuldades de aprendizagem destes alunos, de maneira geral estão relacionadas com os conceitos matemáticos não compreendidos por eles. Analisamos as considerações das professoras referentes ao encaminhamento de alunos com defasagem de aprendizagem, suas concepções sobre como e por que esses encaminhamentos devam se dar. Ainda, a documentação de um aluno de 3º ano, que freqüentou por dois anos a sala de recurso e o atendimento psicológico. Concluímos que os serviços de sala de recurso e atendimento psicológico, ambos oferecidos pela prefeitura, não se articulam, trazendo pouca contribuição para os avanços dos alunos. As considerações para avaliar o desenvolvimento do aluno se fazem evasivas, pouco avançando no sentido de identificar suas dificuldades e de apresentar alternativas para o trabalho daqueles que com a criança vão continuar atuando, o que proporciona pouca contribuição para os avanços cognitivos e psicológicos.
dc.description.abstractThis paper presents a study on the actions taken by teachers of the 3rd year of Elementary School, related to the decisions and referrals regarding the students indicated as having learning gap in Mathematics. Our question at issue is: How and why do referrals of students in the 3rd year of Elementary School with Mathematics difficulties occur in the teachers view? The main goal was to analyze, based on pieces of information from teachers of the 3rd year of Elementary School regular and special education classes the conceptions related to the Mathematics concepts learning difficulties found by students and the need for psychological referral or pedagogical remedial help. The research development brought indications with reference to the issue of children learning difficulties in Mathematics, their emotions during the learning process and the aspects regarding Mathematics teaching and learning in school. The data arose from semi-structured interviews with three teachers of the 3rd year two from the classrooms and the resource room teacher in two different moments: in the beginning of 2013 school year and in November of the same year; and also the documentation for the student referral to remedial classes and psychological support. During the interviews the participants pointed out that the initial training course didn`t offer them enough theoretical subsidies to perform in the teaching discipline of Mathematics to the initial years of Elementary School. It was also pointed that a lot of the learning difficulties of these students is generally related to Mathematics concepts that weren`t understood by them. Teachers considerations about the referrals of students with learning difficulties were analyzed, as well as their conceptions about how and why these referrals should happen. In addition, the documentation of a 3rd year student who attended the resource class and the psychological assistance for two years was analyzed. It has been concluded that the services of resource class and psychological assistance, both offered by the city council, do not become linked, then bringing little contribution to students progress. The considerations to evaluate the student`s development are evasive, advancing little to identify their difficulties and to show alternatives to those people who will keep working with children, what provides little contribution to cognitive and psychological development.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdificuldade de aprendizagem em matemática
dc.subjectanos iniciais do ensino fundamental
dc.subjectcondutas e encaminhamentos
dc.subjectEducação matemática, emoções
dc.subjectmathematics learning difficulty
dc.subjectinitial years of elementary school
dc.subjectconducts and referrals
dc.subjectmathematics education, emotions
dc.titleProfessoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
dc.title.alternativeTeachers of the 3rd year of Elementary School against the learning difficulties in Mathematics and the referral decisions to psychological and/or tutoring
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3700797623380605
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereePassos, Carmen Lucia Brancaglion
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes2297203444364327
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples