Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorLourenço Filho, Armando
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.issued2013-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15489
dc.description.abstractA temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, bem como para a formação de cidadãos ativos. Pensamos essa temática na perspectiva do método filosófico, elaborado a partir de revisão bibliográfica, sob o prisma da filosofia da educação. A pergunta que orientou nossa investigação foi: quais os desafios para a promoção da autonomia discente? Para responder a essa questão, partimos da investigação do conceito de autonomia discente nas concepções educacionais clássicas, a saber: na Antiguidade, a Paideia socrático-platônica e, na Idade Moderna, a concepção Iluminista, nas perspectivas de Rousseau e de Kant e a pedagogia democrático-progressista de Dewey. Em seguida procuramos traçar, de forma longitudinal, um panorama da educação no território brasileiro, a fim de encontrarmos também alguma preocupação com a questão da autonomia discente, partindo do período Colonial alcançando os primeiros anos da República, com a difusão dos ideais da Escola Nova. Por fim, desenvolvemos uma reflexão mais direta sobre os desafios para a promoção da autonomia discente, procurando, com isso, responder à nossa questão inicial. Encontramos, nesse sentido, um desafio que envolve a discussão do que seria uma boa educação, abrangendo a questão da qualidade, da liberdade e da formação para cidadania, bem como, outro desafio na discussão sobre a atuação dos principais elementos do processo educativo, o professor e o aluno, a respeito das suas atribuições e responsabilidades. Nessa direção, percebemos a necessidade do envolvimento ativo e produtivo do educando nos processos de aprendizagem e, destacamos a sua responsabilidade individual para a construção do conhecimento.
dc.description.abstractThe issue of this dissertation is the student´s autonomy, considered in the dimension of their intellectual emancipation as a fundamental basis for the successful development of educational activities, as well as the development of active citizens. This research was based on the philosophical method, elaborated from bibliographic review under the perspective of philosophy of education. The question that leaded our research was: what are the challenges to promote student´s autonomy? To answer this question, we investigated the concept of the student´s autonomy in the classical educational conceptions: in Antiquity, the Socratic-Platonic Paideia and also the Modern Age, the Enlightenment, the conceptions of Rousseau and Kant and further Dewey s democratic-progressive pedagogy. Then we draw Brazilian educational history timeline highlights, in order to find also some concern about the issue of student´s autonomy, from the beginning of the Colonial period and reaching the first years of the Brazilian Republic, with the diffusion of the New Education of Dewey. At last, we developed a reflection about the challenges for the promotion of the student´s autonomy, in an effort to answer to our initial question. In this sense we found, a challenge that involves the discussion about a meaning of a good education, covering the issues of quality, freedom and education for citizenship. Similarly the discussion about the performance of the teacher and the student inside the educational process: about their roles and responsibilities. In this direction, we indicate to the need of student s commitment on learning processes and highlight their individual responsibility for the construction of knowledge.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectautonomia do educando
dc.subjectfilosofia da educação
dc.subjectconcepções clássicas de educação
dc.subjecta boa educação
dc.subjectresponsabilidade discente
dc.subjectphilosophy of education
dc.subjectclassical conceptions of education
dc.subjecta good education
dc.subjectstudent´s responsibility
dc.titleEducação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
dc.title.alternativeEducation and human development: challenges for the promotion of student's autonomy
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9154518938397244
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeGallo, Silvio Donizetti de Oliveira
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes3808560029763904
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples