Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorMoraes, Vera Lúcia Della Torre de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.issued2005-07-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15491
dc.description.abstractEste trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São Paulo em Campinas após o desenvolvimento de um processo de educação continuada, inserido no PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, cujo foco foi a avaliação formativa. Contou-se com a participação de 14 sujeitos. O método adotado para o desenvolvimento dessa análise fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicação de dois questionários e pesquisa documental A justificativa pelo tema apóia-se no reconhecimento da necessidade de intensificar os debates e pesquisas sobre a avaliação segundo a visão da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, cujo enfoque educacional introduzido nos três níveis de ensino do sistema educacional brasileiro privilegia a avaliação formativa, contínua, sem caráter classificatório. O texto apresenta um histórico da criação e expansão do SENAC no contexto da educação brasileira, focando a avaliação em diferentes tendências pedagógicas. É abordada a avaliação no SENAC-São Paulo e, particularmente, no PDE. São discutidas as teorias pedagógicas/psicológicas que embasam a avaliação formativa e suas relações com a educação brasileira. Na análise das respostas dos sujeitos da pesquisa observou-se que o PDE provocou reflexões e mudanças de atitude dos docentes e identificou problemas e perspectivas de um processo de formação continuada com foco na avaliação formativa.
dc.description.abstractThis paper, included in the Research Line University, Teaching and Teacher Education, aims at identifying and analyzing the changes in conception and attitudes occurred with teachers from technical courses at SENAC-São Paulo in Campinas after the development of a continuous education process within PDE - Program of Educational Development, whose focus was the formative evaluation. Fourteen teachers were the subjects of this study. The methodology was based on the qualitative approach, with application of two questionnaires and documental research. The choice of the theme was based on the recognition of the need to intensify debates and research about evaluation according to the new National Education Law (LDB), no. 9394 from 1996, whose educational focus, introduced in the three teaching levels of the Brazilian educational system, favors continuous and formative evaluation, which has no qualifying approach. This paper describes the creation and expansion of SENAC within the Brazilian educational context, focusing on evaluation as regard to different pedagogical tendencies. The evaluation at SENAC-São Paulo and, specifically, in PDE is discussed. The pedagogical/psychological theories that lay the basis of the formative evaluation and their relationship with the Brazilian education are analyzed. Data analysis has shown PDE fostered reflections and changes in teachers' attitude and identified problems and perspectives of a continuous education process with focus on the formative evaluation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação continuada de professores
dc.subjectensino técnico
dc.subjectavaliação formativa
dc.subjectcontinuous teacher education
dc.subjecttechnical teaching
dc.subjectformative evaluation
dc.titleAvaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
dc.title.alternativeFormative Evaluation: a study of conceptions in the process of continuous teacher education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0596929154592778
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeRossi, Vera Lucia Sabongi de
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeLattes6751012632226375
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples