Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorCordão, Taciana Saciloto Real
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.issued2013-10-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15495
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças de zero a três anos de idade e as dificuldades que enfrentam no exercício da função de professores de educação infantil. Defendemos que nessa etapa da educação básica se tenha intencionalidade no ato de ensinar aos pequenos, compartilhando de uma concepção que visa um atendimento feito por professores formados em curso superior, com formação adequada às exigências da prática docente com as crianças de zero a três anos de idade. Nosso objetivo central foi identificar as necessidades formativas de professoras dessa faixa etária, de dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Campinas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental da matriz curricular e ementas de disciplinas de educação infantil de cursos de formação inicial, da região metropolitana de Campinas. Buscamos também verificar os conhecimentos relacionados especificamente à formação para o trabalho com as crianças de zero a três anos de idade. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano e na pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados revelaram a necessidade de os cursos de formação inicial considerarem o trabalho docente como práxis, defendendo a indissociabilidade entre a teoria e prática, em todas as disciplinas dos cursos de pedagogia. Além disso, a formação inicial de professores deve aproximar-se da realidade das escolas, tendo o trabalho docente como ponto de partida, fundamentado pelas teorias da educação. Outra questão discutida em nossa pesquisa é a desvalorização do professor de educação infantil. Por fim, apontamos a necessidade de que esse professor seja reconhecido como docente que realiza em sua prática um trabalho intelectual, intencional e consciente, visando o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
dc.description.abstractThis research deals with the formative needs of early childhood education teachers, whose problematic is identifying what are the formative needs of early childhood education teachers that work with children from zero to three years old and the difficulties that they encounter in their function. We support that in this stage of early childhood education there must be intentionality in the act of teaching children, sharing a concept that aims to have professors with college degree and with a suitable education to the demands that teaching children from zero to three years old requires. Our main goal was to identify the formative needs of early childhood teachers from two Municipal Centers of Early Childhood Education in Campinas city and it was done through semi structured interviews and a documental analysis of the curriculum and early childhood discipline content of initial education courses from Campinas Metropolitan Region. We also verified the specific knowledge related to the education needed to work with children from zero to three years old. The data analysis was done based on the historicalcultural theory of human development and in the historical-critic pedagogy. Our results revealed the need to articulate theory and practice in the early childhood courses, considering the teacher s work as praxis and supporting the inseparability between theory and practice in all pedagogy courses disciplines. Furthermore, the initial formation of teachers should be close to the schools reality, having the teachers work as a starting point and grounded by education theories. Another issue discussed in this research is the early childhood education teachers belittling. So we pointed out the need for teachers to be recognized as a person who uses intellectual, intentional and conscious work aimed to the development and learning of children in their practice.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectcreche
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectformação inicial
dc.subjectnecessidades formativa
dc.subjectteachers education
dc.subjectday care center
dc.subjectearly childhood education
dc.subjectinitial education
dc.subjectformative needs
dc.titleNecessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0572417287565788
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples