Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.contributor.authorOliveira, Sylvia Bernadete Alves Salgado
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.issued2015-02-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15498
dc.description.abstractUma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado frente aos efeitos das aprendizagens escolares. Estudos na área apontam para a grande dificuldade de interpretação das crianças que não entendem o que leem, não leem o que escrevem e não pensam antes de escrever, além de apresentarem baixo desempenho no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e por consequência encontram dificuldades de aprendizagem em diversos conteúdos escolares. Apesar dos esforços governamentais, os alunos continuam a apresentar níveis elevados de insucesso escolar. O que educadores, pais e sociedade de maneira geral podem fazer para minimizar essa situação? Pesquisas realizadas nesse enfoque apontam a importância na promoção de competências autorregulatórias em escolas, com a finalidade de aumentar os níveis de desempenho escolar dos alunos. Um dos caminhos apontados em pesquisas internacionais indica a urgência na adoção de programas que promovam a autorregulação da aprendizagem de forma mais significativa. Além dos elementos apontados, considera-se importante a compreensão de fatores que possam contribuir para o sucesso escolar, respondendo questões relacionadas à como os alunos constroem seus processos de autorregulação, como promover uma avaliação mais justa por parte dos professores e uma autorregulação mais eficaz por parte dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implementação de um projeto para alunos do Ensino Fundamental que promove a construção de estratégias autorregulatórias e a relação com o processo de autorregulação e desempenho escolar, tendo como objetivos específicos: i) avaliar as contribuições do projeto para a melhoria dos processos de autorregulação e de estudo; ii) verificar se há a relação entre os processos de autorregulação adquiridos pelos alunos no transcorrer do projeto e o rendimento escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em diferentes avaliações. Participaram da pesquisa 256 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e uma orientadora pedagógica. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta e também análise de documentos como o: Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA); resultados da avaliação externa da Secretaria de Educação (Amda) e entrevista com uma orientadora pedagógica, além do acompanhamento e a observação de campo pela pesquisadora que participou dos encontros pedagógicos durante o projeto. Dentre os autores que balizaram a pesquisa destacamos Hadj, Zimmerman, Zabala, Luckesi, Freitas, Rosário entre outros. Os dados indicaram que a intervenção com os processos autorregulatórios assume papel fundamental como procedimento didático auxiliador no ganho de autonomia estudantil dos alunos participantes. o acompanhamento do projeto o ensino de estratégias autorregulatórias aos alunos durante o ano de 2013 por meio dos do projeto As Travessuras do Amarelo possibilitou e favoreceu maior organização e tempo nos estudos, autonomia, atenção e concentração nas tarefas, poder de resolução de obstáculos, entre outros aspectos destacados pelos participantes. Os resultados do instrumento IPAA indicaram uma mudança estatisticamente significativa quando comparados o início do projeto com o final. Os resultados indicam que o desenvolvimento de projetos com foco na autorregulação pode auxiliar o processo de aprendizagem. Por fim, recomendamos a necessidade de novos estudos com foco no Ensino Fundamental.
dc.description.abstractOne of the great concerns of the professionals in the educational field is education underachievement. Despite the educational policies efforts and the investments that have been made over the last years, the country is still lower than expected in face of the school learning effects. Studies in the area point to a vast number of interpretation difficulties within children who do not understand what they read, do not read what they write down and do not think before writing. Furthermore they show a poor performance at developing a logical mathematical reasoning, and, as a result, finding difficulties in learning at various school subjects. In spite of the governmental efforts, the students continue to display underachievement at high levels. What can educators, parents and society do, generally, to minimize this situation? Undertaken research with this emphasis indicates the importance of promoting self-regulatory skills at schools in order to increase the students academic performance levels. One of the directions pointed by international researchers indicates the urgency in adopting programs which promote the self-regulated learning in a more significant way. Beyond the pointed out elements, one considers it important to understand the factors that may contribute to educational success, responding to the issues regarding how the students build their processes of self-regulation, how to promote a fairer assessment by teachers and a self-regulation more effective by students. The present study has as a generic goal, to evaluate the implementation of a project for basic education of students that promotes the construction of self-regulatory strategies and the relation to the process of self-regulation and academic performance. The key objectives of this study are: i) To assess the project s contribution for the improving of the processes of self-regulation and studying; ii) to verify on whether there is a relation between the processes of self-regulation obtained by the students, as the project went on, and the academic performance on the subjects of Portuguese Language and Mathematics at different assessments. The survey consisted of 256 students in their 5th year of basic education. It utilized four instruments for the collecting and analyses of the documents, such as: An inventory of the self-regulatory learning processes (IPAA), the results of the external evaluation of the Department of Education (AMDA) and an interview with a pedagogical advisor, in addition the accompaniment and field observation by the researcher who attended at the pedagogical meetings through the process. Among the authors which excelled in this research we point out: Hadj, Zimmerman, Zabala, Luckesi, Freitas, Rosário among others. The data indicated that the intervention with self-regulatory processes takes on a fundamental role as a didactic and auxiliary procedure in the gaining of autonomy in the participant students. The monitoring of the project indicated that the teaching of self-regulatory strategies to students throughout 2013 by means of the project The Antics of the Yellow enabled and favored a greater organization and time at the studies, autonomy, attention and concentration on the assignments, power to solving obstacles, among other aspects featured by the attendants. The results of IPPA indicated a significant statistical change when comparing the beginning of the process to its ending. The results indicate that the developing of projects focusing on self-regulation might help the process of learning. At last, we indicate the need of further research focusing on basic education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectautorregulação da aprendizagem
dc.subjectensino fundamental
dc.subjectdesempenho escolar
dc.subjectself-regulated learning
dc.subjectbasic education
dc.subjectacademic performance
dc.titleAvaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6625126959730333
puc.advisorLattes7126514256674237
puc.refereeMegid Neto, Jorge
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeLattes6891068007814958
puc.refereeLattes8794565484100151
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples