dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Costa, Celly dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:15:58Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:15:58Z | |
dc.date.issued | 2016-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15503 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo os profissionais de educação infantil, contempla o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança. Diante disso, os objetivos específicos são: (I) compreender a educação infantil no contexto municipal; (II) entender as concepções de formação, processos simbólicos e criança, presentes nos discursos dos documentos sobre formação continuada em âmbito municipal; (III) conhecer a forma de organização e oferecimento dos cursos de formação continuada para a educação Infantil; (IV) identificar as temáticas exploradas nos cursos de formação continuada; (V) identificar os interesses, critérios de escolha dos cursos oferecidos, expectativas e necessidades, explicitadas por alguns profissionais da educação infantil em seu processo formativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo: a análise de documentos oficiais específicos sobre a formação continuada em Campinas e as diretrizes da educação básica para a educação infantil oferecida pelo município, além da análise dos cursos de formação continuada ofertados entre os anos de 2010 a 2014 por meio das resoluções da SME, nos diários oficiais de Campinas. A pesquisa também envolveu o trabalho de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, com um grupo de profissionais da educação infantil (diretor educacional, orientador pedagógico, professores e agentes de educação infantil e um dos coordenadores do Departamento Técnico Pedagógico) envolvidos com a formação no município de Campinas. A partir dos dados encontrados, foram levantadas as categorias de análise para chegarmos aos temas presentes nos cursos de formação e a associação deles com os processos simbólicos; os temas são pertinentes e, de certa forma, atendem à demanda dos profissionais de educação infantil. Os profissionais entrevistados consideram a formação continuada oferecida pela RMEC de extrema importância, mas explicitam aspectos interessantes para serem reorganizados. Esperamos contribuir com elementos para uma visão orgânica do trabalho desenvolvido em relação à educação infantil e à formação dos profissionais nela inseridos, bem como possibilitar um olhar reflexivo sobre a formação continuada no âmbito da educação infantil, identificando os aspectos que vêm recebendo maiores investimentos, a fim de estabelecer uma relação com o desenvolvimento da criança. | |
dc.description.abstract | The present paper, linked to the Teacher Training and Pedagogical Practices line of research, aims at investigating how the offer of continuing education courses, the municipal Campinas, involving early childhood education professionals, includes the development of symbolic processes in children. Therefore, the specific objectives here are to: (I) comprehensively understand early childhood education in the context of the city; (II) apprehend the concepts of training vs. symbolic processes vs. child, present in the statements of documents on continuing education at the municipal level; (III) learn how continuing education courses for early childhood education are organized and offered; (IV) identify the topics developed in continuing education courses; (V) identify interests, selection criteria for the courses offered, expectations, and needs related by some early childhood professionals in their formative process. This is a qualitative research study involving an analysis of specific official documents on continuing education in Campinas and consideration of the guidelines for primary education in early childhood offered by the municipality, as well as an examination of continuing education courses offered between 2010 and 2014 through SME deliberations as published in the official journal of the city. The research also included fieldwork through semi-structured interviews with a group of early childhood education professionals (educational director, pedagogical advisor, early education teachers and other professionals, and one coordinator of the Department of Technical Pedagogy) involved in training in the city of Campinas. Based on the collected data, analytical categories were surveyed in order to learn which topics are covered in training courses and how these topics are associated with symbolic processes; the topics are relevant and to some extent meet the demands of early childhood education professionals. The interviewed professionals consider the continuing education programs offered by RMEC of the utmost importance, but they also point to interesting aspects to be rearranged. We expect to contribute with elements to provide an organic view of the work developed for early childhood education and for training the professionals involved in this context; we also offer a reflection on continuing education as part of early childhood education, identifying aspects that have been receiving more investment so as to establish a correlation with child development. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | política educacional | |
dc.subject | infância | |
dc.subject | desenvolvimento profissional | |
dc.subject | sistemas simbólicos | |
dc.subject | linguagem | |
dc.subject | teacher training | |
dc.subject | educational policy | |
dc.subject | childhood | |
dc.subject | professional development | |
dc.subject | symbolic systems | |
dc.subject | language | |
dc.title | A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança | |
dc.title.alternative | Continuing education for early childhood professionals of Campinas City public schools and the development of symbolic processes in children | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 4322281375330092 | |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | |
puc.referee | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
puc.referee | Leite, Sergio Antonio da Silva | |
puc.refereeLattes | 4704506667255915 | |
puc.refereeLattes | 7043669208268533 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |