Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorLains, Lucimar Barros de Almeida Delman
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:58Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:58Z
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15506
dc.description.abstractO desenvolvimento da atenção mediada na Educação Infantil e sua relação com as práticas pedagógicas é o tema deste trabalho, fundamentado na abordagem Histórico-cultural.Tem como sujeitos, crianças de cinco a seis anos matriculadas em uma escola de Educação Infantil no município de Campinas, SP, e sua respectiva professora. O principal objetivo foi investigar as possibilidades de desenvolvimento da atenção mediada em crianças em um contexto de Educação Infantil, através de práticas pedagógicas. Os objetivos específicos foram: (i) desenvolver emcolaboração com a professora estratégias e práticas pedagógicas potencialmente produtivas para o desenvolvimento da atenção mediada;(ii) analisar efeitos de diferentes atividades (em termos de sua estrutura) no funcionamento da atenção de crianças de Educação Infantil, e (iii)analisar as mediações pedagógicas, perscrutando as concepções da professora sobre a constituição e o desenvolvimento da capacidade atencional humana e os possíveis efeitos positivos e negativos destas mediações e concepções para o desenvolvimento da atenção.A produção de material empírico se concretizou por meio dos seguintes procedimentos: a professora recebeu formação para a realização de atividades de promoção da atenção mediada com as crianças, observação participante durante as atividades desenvolvidas pela professora com as crianças ao longo de sete semanas e entrevistas semiestruturadas com a professora, no início, meio e final do período de permanência em campo. O material empírico produzido foi analisado qualitativamente utilizando-se elementos da abordagem microgenética. Os resultados da pesquisa demonstram que o aprimoramento da mediação e das práticas pedagógicas na Educação Infantil poderão oferecer novas perspectivas para o estudo do desenvolvimento da atenção, permitindo a promoção dos processos atencionais superiores (segundo nomenclatura de L. S. Vigotski) nas crianças.
dc.description.abstractThe development of mediated attention in kindergarten and its relationship with the pedagogical practices is the subject of this work, based on the Historical-cultural approach. Participated in this study,children five to six years, enrolled in a school of early childhood education in Campinas, SP, and their respective teacher. The main objective was to investigate the possibilities of development mediates attention in children in the context of early childhood education through pedagogical practices. The specific objectives were: (i) develop in collaboration with the teacher strategies and potentially productive educational practices for the development of mediated attention ; (ii) analyze the effects of different activities (in terms of its structure) in the operation of the attention of children of early childhood education , and (iii) analyze the pedagogical mediations, peering into the conceptions of the teacher on the establishment and development of the human attentional capacity and the possible positive and negative effects of these mediations and concepts for the development of attention.The production of empirical material was achieved through the following instruments: the teacher was trained to carry out activities to promote mediated attention to children, participant observation during the activities developed by the teacher with children over seven weeks and semi-structured interviews with the teacher at the beginning, middle and end of the activities. The empirical material produced was qualitatively analyzed using elements of microgenetic approach. The survey results show that the improvement of mediation and pedagogical practices in early childhood education may offer new perspectives for studying the development of attention, enabling the promotion of higher attentional processes (called byL.S.Vygotsky) in children.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectatenção mediada
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectteoria histórico-cultural
dc.subjectmediated attention
dc.subjectpedagogical practices
dc.subjecthistorical-cultural theory
dc.titleO desenvolvimento da atenção mediada na educação infantil e sua relação com as práticas pedagógicas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7579263087604576
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeTuleski, Silvana Calvo
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes0105108434995580
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples