Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRios, Mônica Piccione Gomes
dc.contributor.authorCarreiro, Félix Barbosa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.issued2016-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15510
dc.description.abstractUm dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas públicas estaduais do Estado do Maranhão que apresentam Ideb igual ou crescente entre os anos de 2007 a 2013, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Em abordagem de pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, pesquisa documental aplicação de questionário misto e entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa foram as gestoras e as professoras de português e matemática dos quintos anos de duas escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada entre os anos de 2007 e 2011. Com base nos autores referendados, constatamos a influência de organismos internacionais na construção da qualidade da educação brasileira. Constatamos, ainda, que a gestão gerencial de cunho tecnicista opõe-se à gestão democrática escolar pública por considerar redundante a construção coletiva da proposta pedagógica e restringir a possibilidade de qualidade da educação básica pública a resultados quantitativos advindos de exames padronizados de larga escala. Ao que se refere à política educacional maranhense, evidenciamos que a gestão educacional, no concernente à estrutura organizacional reproduziu, sobretudo, nos longos quatro mandatos da governadora Roseana Sarney, as diretrizes e programas e políticas educacionais do governo federal, com destaque à redefinição da função e do perfil do gestor escolar. Nessa segunda década do século XXI, com a construção democrática do Plano Estadual de Educação (PEE/2014), houve o reconhecimento de que, para além da universalização do ensino fundamental, precisa haver esforço para a equidade no aprendizado escolar, o que implica a necessidade de melhorar os indicadores educacionais implementando políticas públicas com foco na qualidade da aprendizagem e de continuar fomentando a participação da sociedade civil organizada nesse processo. Com base nos autores referendados, observamos que as práticas pedagógicas exitosas constatadas na gestão das escolas públicas pesquisadas têm a potencialidade de induzir políticas educacionais com vistas à melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos. No geral, as gestoras escolares afirmaram que o resultado do Ideb desencadeou ações relacionadas à infraestrutura física escolar; recursos pedagógicos e tecnologias de informação e comunicação; gestão escolar e formação continuada de professores e gestores escolares, entre outras ações pontuais de cada escola pesquisada. A investigação apontou, também, a necessidade de se considerar condicionantes intra e extraescolares, o que implica redefinir políticas públicas educacionais, em prol da melhoria da qualidade da educação pública maranhense.
dc.description.abstractOne of the school management challenges, in XXI century, implies the basic education quality. In this perspective, this study had as the main objective to investigate the school management actions and strategies initiated by the school managers of Maranhão public state schools that present the same or different Ideb from 2007 to 2013, in order to improve the education quality. In a qualitative research approach, we adopt these following methodological procedures: bibliographical survey, documentary research, mixed questionnaire application and semi-structured interview. The research attendees were the managers and 5th grades Portuguese and Math teachers of two public schools located in two Maranhão cities those had growing or equal Ideb results regarded the planned goal between 2007 and 2011’s. Based on the referred authors, we observed that international organizations influences the construction of Brazilian education quality. We also determined the managerial management that follows a technical mentality is opposed to the democratic public school management because they consider collective construction of the pedagogical proposal redundant and restricts the possibility of public basic education quality to quantitative results obtained by large-scale standard exams. In relation to the Maranhão educational policies, we could see the educational management, related to the organizational structure copied, mainly in the Roseana Sarney’s long four mandates, Federal Government guidelines and educational policies programs, with emphasis in the redefinition of function and school manager profile. In XXI’s second decade, with the Educational State Plan (PEE/2014) democratic construction, there was the recognition that, beyond the Elementary School universalization, is necessary an effort to the equity in school learning, that implies the necessity of improving the educational indicators implementing public policies focused in learning quality and keep promoting the civil society participation organized in this process. Based on the referred authors, we observed that the pedagogical successful practices noted in the researched public school have the potential of inducing educational policies to improve the students learning quality. In general, the school managers affirmed that the Ideb results started actions related to school physical infrastructure; pedagogical resources and information and communication technology; school management and continuing education for teachers and school managers, among other specific actions in each researched school. The investigation also pointed the necessity of redefining educational public policies in benefit of Maranhão’s public education quality improvement.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectgestão escolar
dc.subjectprova Brasil
dc.subjectpolíticas públicas em educação
dc.subjectschool management
dc.subjectBrazil test
dc.subjectpublic policies in education
dc.titleGestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
dc.title.alternativeThe IDEB improvement in Maranhão State: actions of the school maganement
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5379929794923918
puc.advisorLattes8794565484100151
puc.refereeCalderón, Adolfo Ignacio
puc.refereeGuindani, Evandro Ricardo
puc.refereeLattes2181821122340489
puc.refereeLattes0392455526575019
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples