Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorRabelo, Gabriela Moreira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.issued2017-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15518
dc.description.abstractEsta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) identificar os modos de produção e uso do Livro da Vida no cotidiano de uma turma de Educação Infantil; (ii) analisar o grau de participação dos alunos na produção do Livro da Vida; (iii) analisar que tipo de conteúdo o manejo do Livro da Vida permite às crianças recordarem-se sobre suas vivências escolares e (iv) analisar se nestes conteúdos recordados há prevalência de aspectos afetivos ou cognitivos. O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida. O lócus do trabalho investigativo foi uma turma de Educação Infantil. A produção da pesquisa empírica foi realizada através de: (i) observação da produção do Livro da Vida, focalizando-se as atividades propostas neste trabalho; (ii) entrevista com a professora e (iii) entrevistas com parte de seus alunos (cinco); a realização dos procedimentos metodológicos foi vídeo filmada. O material foi analisado a partir dos aportes da teoria Histórico-cultural sobre a memória mediada, sua constituição social e sua importância no estabelecimento das relações das crianças com a escola e com as práticas pedagógicas. Após as análises chegamos à conclusão que o Livro da Vida nas mãos das crianças, se transforma em instrumento de materialização, de representação, de memória e de ensino. O Livro se transforma em um documento de memória e pode agir como instrumento de ensino, pois foi construído de forma histórica (dentro de um ano letivo escolar) e foi sendo contextualizado através das atividades que foram elaboradas dentro do contexto social dessas crianças, possibilitando assim, a transformação de imagens em lembranças e sentimentos, transformando esses signos externos em processos internos, sendo assim memorizados.
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the contributions of the Book of Life as an instrument mediating the memory of children about their experiences in school. The specific objectives were (i) Identify the forms of production and use of the Book of Life in the daily life of a class of Early Childhood Education; (ii) Analyze the measure of students participation in the production of the Book of Life; (iii) Analyze what kind of content the handling of the Book of Life allows to children remember about their school experiences and (iv) To analyze if in these remembered contents there is prevalence of affective or cognitive aspects. The Book of Life is a pedagogical practice proposed by Célestin Freinet that is a class book where the students record their impressions and discoveries about themselves and their school life, by their own initiative or by a directed way. The locus of the investigative work was a Kindergarten class. The production of empirical research was made from: (i) Observation the production of the Book of Life, focusing on the activities proposed in this paper; (ii) Interview with the teacher and (iii) Interviews with the children; The methodological procedures were videotaped. The material was analyzed from contributions of the Historical-cultural theory on mediated memory, its social constitution and its importance in the establishment of children's relations with school and with pedagogical practices. After analyzing, we conclude that the Book of Life in the hands of children, becomes an instrument that represent memory and teaching. The book becomes a document of memory and can act as a teaching tool, since it was built in a historical way (within a school year) and was contextualized through the activities that were elaborated within the social context of these children, thus enabling , The transformation of images into memories and feelings, transforming these external signs into internal processes, thus being memorized.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMemória mediada
dc.subjectMemória
dc.subjectLivro da Vida
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectMediated memory
dc.subjectMemory
dc.subjectBook of Life
dc.subjectearly childhood education
dc.titleLivros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
dc.title.alternativeBooks of Life: Children's Memories and Pedagogical Practices in Early Childhood Education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1549731751451827
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeMello, Maria Aparecida
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes8338726751746542
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples