Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Adolfo Ignacio Calderón
dc.contributor.authorTeodoro, Wanderson Luís
dc.date.accessioned2022-02-16T18:17:00Z
dc.date.available2022-02-16T18:17:00Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15561
dc.description.abstractA presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos os seus alunos, indo além, do esperado tendo em vista suas condições prévias. Este estudo surge diante da seguinte inquietação teórica: quais são as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em regiões de vulnerabilidade social, consideradas como escolas eficazes, consigam atingir os objetivos de aprendizagem e superar as metas de desempenho escolar estabelecidas pelo poder público, por meio de instrumentos de avaliação e monitoramento da qualidade da educação básica, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? Assim, o objetivo desta dissertação foi identificar e analisar as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em contexto de vulnerabilidade social, sejam consideradas como escolas eficazes. Foram três os objetivos específicos: a) estudar o significado da eficácia escolar na literatura nacional e internacional, como campo de estudo e produção científica; b) estudar as tendências apresentadas pela literatura acadêmica sobre as boas práticas que contribuem para eficácia escolar de unidades localizadas em regiões de vulnerabilidade social; c) identificar e analisar as boas práticas de escolas eficazes, em contexto de vulnerabilidade social no município de Águas de Lindóia, estado de São Paulo, que atingiram e superaram as metas estabelecidas pelo o IDEB no período de 2007 a 2015. Metodologicamente, foi realizada pesquisa bibliográfica, em livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos governamentais para alcançarmos os dois primeiros objetivos específicos. Para a consecução do terceiro objetivo específico foi realizada pesquisa de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com a participação do gestor, do coordenador pedagógico, de 4 professores, de 5 funcionários, de 5 pais e de 5 alunos. Após a coleta e análise dos dados das entrevistas, foram realizadas 3 reuniões de grupos focais com a participação de 3 professores, 3 alunos e 5 pais. O estudo das boas práticas identificadas, mostrou que o foco nas práticas pedagógicas foi fundamental para que os estudantes tenham conseguido alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela equipe escolar. A gincana cultural se destacou como atividade que propicia ganhos de aprendizado e a integração entre a gestão, o corpo docente, os estudantes e os pais. Conclui-se, portanto, que em escolas eficazes é nítida a capacidade do corpo docente e dos alunos, apoiados pela família, de superar as influências negativas oriundas da situação em que se encontram e aprimorar paulatinamente os resultados da aprendizagem.
dc.description.abstractThe present dissertation fits into the Field of effectiveness school studies, the same ones whose the literature gather studies concerned with understanding the phenomena which occurs in school that promote in a lasting way the integral development of all yours students, going beyond of expectations in view your previous conditions. This study came up to answer the following question: What are the good school practices that contribute for elementary schools, located in a region of social vulnerability, considered as effectiveness school, achieve the learning objectives and exceed the school performance goals set by the government, through quality assessment and monitoring tools for public education, such as the IDEB –Basic Education Development Index (IDEB)? Thus, the objective of this dissertation was to identify and analyze the good school practices that contribute to elementary schools, located in a region of social vulnerability, be considered as an effective schools. There were three specific objectives: a) Study the meaning of effectiveness school in national and international literature as a field of study and scientific production; b) Study the tendencies presented by the academic literature on good practices that contribute to effectiveness schools located in social vulnerability regions; c) Identify and analyze the good practices of effective schools in the context of social vulnerability in the municipality of Águas de Lindóia SP, that reached and overcame the goals set by IDEB from 2007 to 2015. In methodological terms, bibliographic research was conducted in books, scientific articles, theses, dissertations and government studies to achieve the first two specific objectives. To achieve the third specific objective, a field research was carried out using semi-structured interviews with participation of the manager, pedagogical coordinator, 5 staffs, 5 teachers, 5 parents and 5 students. After collecting and analyzing interview data, three focus group meetings were held with the participation of 3 teachers, 3 students and 5 parents. The study of the identified good practices showed that the focus on the pedagogical practices was fundamental so that the students could reach the learning objectives proposed by the school team. Cultural Gymkhana stood out as activity that provides learning gains and integration between management, teachers, students and parents. It’s concluded that in effective schools, the ability of teachers and students, in association with family, to overcome the negative influences arising from their situation and gradually improve their learning results, it’s evident.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica
dc.subjectIDEB
dc.subjectBoas práticas escolares
dc.subjectEficácia escolar
dc.subjectAvaliação Educacional.
dc.subjectBasic Education Development Index
dc.subjectIDEB
dc.subjectgood school practices
dc.subjectgood school practices
dc.subjecteffectiveness school.
dc.titleConstruindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
dc.title.alternativeBuilding a effective school: Good practices in schools located in social vulnerability area in the municipality of Águas de LindóiaSP Brasil
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4947756913426757
puc.advisorLattes4931639185143968
puc.refereeOliveira, Lina Kátia Mesquita de
puc.refereeGimenes, Nelson Antonio Simão
puc.refereeLattes3209626125083904
puc.refereeLattes0869573191791125
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples