Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.contributor.authorRuas, Jady Ariéle Cavalcanti
dc.date.accessioned2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.available2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.issued2020-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15565
dc.description.abstractA necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem e a representação de si enquanto estudante. O objetivo geral da pesquisa foi: caracterizar a representação de si enquanto estudante e verificar se há mudanças na autorregulação da aprendizagem, durante o desenvolvimento de um projeto de intervenção com alunos do 5°ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa parte da problemática: De que maneira se apresenta a representação de si de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental e se há mudanças na autorregulação durante a participação em um projeto de intervenção?”. A articulação dos temas se deu a partir do desenvolvimento de um projeto com o livro paradidático “Testas para Sempre”, que foi realizado com duas turmas de 5° ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campinas-SP. A investigação pautou-se nos aportes teóricos da Psicologia Educacional, sendo alguns dos autores: Rosário, Zimmerman e Schunk, que trabalham com a autorregulação; Piaget, La Taille e Souza, que exploram a representação de si. Buscou-se com os objetivos específicos: (a) analisar quantiqualitativamente as possíveis mudanças do processo de autorregulação da aprendizagem; e (b) compreender as representações de si como estudante a partir do relato dos alunos. Para alcançar os objetivos traçados, estabeleceu-se como metodologia a pesquisa de intervenção quase-experimental de análise empírica quantiqualitativa. Os instrumentos utilizados foram cinco questionários com pré e pós-teste: Participação na escola (PE), Identificação com a escola (IE), Questionário de Estratégias de Controle Volitivo (QECV), Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA) e o Questionário de Procrastinação (QP); entrevista; fichas que acompanham o paradidático; e atividades criadas pela pesquisadora. Os materiais empíricos produzidos foram examinados na proposta de análise de conteúdo de Bardin e para a análise dos materiais empíricos quantitativos aplicou-se o teste de normalidade D’Agostino e Pearson, dessa forma para dados paramétricos utilizou-se o teste T-student e para os não paramétricos, o teste de Wilcoxon. A pesquisa revelou, por meio do relato dos alunos, que o projeto Testas auxilia o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, com destaque para o modelo cíclico de aprendizagem autorregulada PLEA. Os dados quantitativos apontaram para uma significância estatística em dois questionários, sendo o IE e o PE. Com relação à representação de si, respectivamente, a família, outros (personagens de histórias e reais) e os professores apareceram como sujeitos que influenciam na construção da representação de si enquanto estudantes, seja com uma imagem diretamente vinculada a do estudante, ou como inspirações. O ambiente e as ações das professoras também se mostraram como fator de impacto na construção das representações de si em sala de aula. As considerações apresentadas possibilitam a reflexão sobre a qualidade do processo escolar e como alguns aspectos afetivos e cognitivos podem contribuir para um melhor ou pior desempenho escolar.
dc.description.abstractThe need to improve the teaching and learning process is the point that drove this research. Two themes were chosen that guided the discussions and research: the selfregulated learning and the representation of oneself as a student. The general objective of this research was: to characterize the representation of oneself as a student and to verify if there were changes in the self-regulated learning, during the development of anintervention project with students of the 5th year of Elementary School. The present research starts from the problematic: How is the self-representation of students from the 5th year of elementary school presented and if there are changes in self-regulation during participation in an intervention project?. The articulation of the themes took place from the development of a project with the paradidactic book “Testas para Sempre”, which was carried out with two classes of the 5th year of a Municipal Elementary School in Campinas-SP. The investigation was based on the theoretical contributions of Educational Psychology, being some of the authors: Rosário, Zimmerman and Schunk, who work with self-regulation; Piaget, La Taille and Souza, who explore self-representation. We have the following specific goals: (a) to analyze quantitatively the possible changes in the process of self-regulated learning; and (b) to understand the representations of oneself as a student from the students' report. In order to achieve the objectives outlined, quasiexperimental intervention research using quantitative and qualitative empirical analysis was established as a methodology. The instruments used were five questionnaires with pre and post-test: Participation in the school (PE), Identification with the school (IE), Questionnaire of Voluntary Control Strategies (QECV), Inventory of Learning Self- Regulation Processes (IPAA) and the Questionnaire Procrastination (QP); interview; cards that accompany the paradidactic book; and activities created by the researcher. The empirical materials produced were examined in Bardin's content analysis proposal and for the analysis of quantitative empirical materials the D'Agostino and Pearson normality test was applied, so for parametric data the T-student test was used and for non-parametric ones, the Wilcoxon test.The research revealed, through the students' reports, that the Testas project helps the development of self-regulated learning, with emphasis on the cyclical model of self-regulated learning PLEA. Quantitative data pointed to statistical significance in two questionnaires, being the IE and the PE. Regarding the representation of themselves, respectively, the family, others (characters from stories and reals) and teachers appeared as subjects that influenced the construction of the representation of themselves as students, either with an image directly linked to that of the student, or as inspirations. The teachers' environment and actions also proved to be an impact factor in the construction of representations of themselves in the classroom. The considerations presented make it possible to reflect on the quality of the school process and how some affective and cognitive aspects can contribute to better or worse school performance.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectRepresentação de si
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagem
dc.subjectEnsino Fundamental
dc.subjectSelf representation
dc.subjectSelf-regulation of Learning
dc.subjectElementary School
dc.titleO processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
dc.title.alternativeThe self-regulation process and the construction of selfrepresentation: intervention carried out with students in the 5th year of elementary school
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3483575822041123
puc.advisorLattes7126514256674237
puc.refereeDell' Agli, Betânia Alves Veiga
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeLattes6193978901554971
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples