Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorFurlaneti, Débora da Silva
dc.date.accessioned2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.available2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15571
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é importante para entender como as crianças se apropriam desse objeto de conhecimento e que relações estabelecem com as práticas de leitura e escrita dentro e fora da escola. Tem-se como embasamento a Teoria HistóricoCultural de Vigotski e como objeto de investigação o processo de alfabetização e as dinâmicas em sala de aula para o entendimento das necessidades e das funções da leitura e da escrita para os alunos no 3º ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa, 18 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e uma professora de uma escola municipal de período integral, do interior do estado de São Paulo. O objetivo geral foi investigar que significações são produzidas pelos alunos, para as atividades de leitura e de escrita propostas pela professora de um 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, apresentam-se: (i) verificar a dinâmica das relações entre os alunos e as atividades de leitura e escrita propostas pela professora; (ii) identificar articulações entre as práticas de leitura e de escrita escolares com as práticas sociais cotidianas. Para a produção do material empírico, foram utilizados os seguintes instrumentos: as observações em sala de aula, com o objetivo de conhecer e descrever a dinâmica das interações entre a professora e seus alunos; as atividades vivenciadas e a participação desses alunos, especialmente nas atividades que envolvem a leitura e a escrita, que foram registradas em diário de campo; as conversas em duplas com as crianças em forma de diálogo e a produção de desenhos. As observações e as conversas foram videogravadas e seguidas de transcrição integral. Esse processo possibilitou a criação de temas que inspiraram a construção de seis categorias de análise: Papel da escola; Papel do professor; Papel da família; Práticas de leitura e de escrita na escola; Recursos e estratégias que auxiliam a ler e a escrever melhor; e Usos da leitura fora da escola. O tratamento e a organização dos dados tiveram como referencial teórico a Análise de Conteúdo de Bardin e como recurso auxiliar o uso do software Iramuteq, que dispõe de pacotes estatísticos para a realização de análise textual. Para a interpretação dos desenhos, adotou-se como procedimento a identificação dos elementos que os compunham, considerando-os uma narrativa que representa as situações de ensino e de aprendizagem dentro da escola e as situações de aprendizagem fora dela. A pesquisa apresentou um quadro favorável para a reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita durante a alfabetização e sobre a formação de professores. Concluiu-se que os discursos das crianças valorizaram e reconheceram os contextos de uso da escrita e da leitura, aproximando as práticas escolares das práticas sociais cotidianas.
dc.description.abstractThis study is an empirical research of the explanatory type, developed in the 3rd grade of Elementary School, ending of the literacy cycle. Understanding the literacy process and classroom dynamics is important to understand how children appropriate this object of knowledge and what relationships they establish with reading and writing practices inside and outside the school. It is based on Vygotsky’s Historical-Cultural Theory and it has as an object of investigation the literacy process and the dynamics in the classroom in order to understand the needs and functions of reading and writing for students in the 3rd grade of Elementary School. Eighteen students from the 3rd grade of Elementary School and a teacher from a full-time municipal school from hinterlands of the state of São Paulo, Brazil, participated in this research. The main objective was to investigate what meanings are produced by the students, for the reading and writing activities proposed by the teacher of a 3rd grade of Elementary School. The specific objectives were: (i) to verify the dynamics of the relationships between students and the reading and writing activities proposed by the teacher; (ii) to identify links between school reading and writing practices with everyday social practices. For the production of empirical material, the following instruments were used: classroom observations, with the objective of knowing and describing the dynamics of interactions between the teacher and her students; the activities experienced and the participation of these students, especially in activities involving reading and writing, which were recorded in a field diary; conversations in pairs with children in the form of dialogue and the production of drawings. The observations and conversations were videotaped and followed by a full transcript. This process enabled the creation of themes that inspired the construction of six categories of analysis: Role of the school; Role of the teacher; Family role; Reading and writing practices at school; Resources and strategies that help to read and write better; and Uses of reading outside of school. The treatment and organization of the data had Bardin’s Content Analysis as its theoretical framework and the use of the Iramuteq software as an aid, which has statistical packages for performing textual analysis. For the interpretation of the drawings, it was adopted as a procedure the identification of the elements that composed them, considering them a narrative that represents the teaching and learning situations inside the school and the learning situations outside it. The research presented a favorable framework for reflection on reading and writing practices during literacy and on teacher training. It was concluded that the children’s speeches valued and recognized the contexts of use of writing and reading, bringing school practices closer to everyday social practices.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAlfabetização
dc.subjectLinguagem escrita
dc.subjectPesquisa com crianças
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental
dc.subjectLiteracy
dc.subjectWritten language
dc.subjectResearch with children
dc.subjectEarly grades of Elementary School
dc.titleLer e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
dc.title.alternativeReading and writing at school: meanings and senses attributed by children
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8113146762820476
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeSofiato, Cássia Geciauskas
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes8782120833195193
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples