Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, André
dc.contributor.authorVarollo, Victor Marques
dc.date.accessioned2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.available2022-02-16T18:17:01Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15575
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi o de compreender os desafios e oportunidades proporcionados pelo Programa Universidade Para Todos – ProUni. Para atender tal objetivo, optamos por estudar a visão dos próprios bolsistas sobre o programa. Sendo assim, selecionamos em duas bases – a Scientific Electronic Library Online – SciELO e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - trabalhos que atendessem a alguns critérios: serem trabalhos que tiveram como foco o estudo do ProUni e como método a obtenção de informações com o próprio beneficiário, seja por meio de entrevistas ou questionários. Os 53 trabalhos analisados foram produzidos entre os anos de 2009 e 2020. Tendo selecionado os trabalhos, buscamos compreender quais foram os principais desafios e oportunidades que esses prounistas levantaram. Os desafios, analisamos através das categorias de permanência e exclusão, e as oportunidades, através da rede de apoio e a inserção. Dentro dessas categorias ainda fizemos subdivisões com finalidades analíticas e expositivas. O que foi possível notar é que há uma convergência entre as dificuldades e oportunidades nos trabalhos analisados, confirmando a hipótese da dissertação. Observamos que as dificuldades se centram nas ausências do programa – como política de permanência e em fatores sociais que permeiam a sociedade brasileira como um todo, como a exclusão e os preconceitos. Nas potencialidades, notamos que se constroem numa relação com as dificuldades: por exemplo, a falta de uma política de permanência suscita no estabelecimento de uma rede de apoio entre os estudantes, que, mutualmente, se ajudam no percurso acadêmico.
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to understand the challenges and opportunities provided by the Programa Universidade Para Todos - ProUni. To comply with this objective, we chose to study the scholarship holders' own view of the program. Therefore, we selected works on two bases - the Scientific Electronic Library Online - SciELO and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, which met some criteria: they were works that focused on the study of ProUni and as a methodology the relationship with itself beneficiary, either through interviews or questionnaires. The analyzed works were produced between the years 2009 and 2020. Having selected these works, we seek to understand what were the main challenges and opportunities that these scholarship students raised. The challenges are analyzed through the categories of permanence and exclusion, and in the opportunities through the support network and insertion. Within these categories we also made subdivisions for analytical and expository purposes. What was possible to notice is that there is a convergence between the difficulties and opportunities in the studies analyzed, confirming the dissertation's hypothesis. We observed that the difficulties are centered on the absences of the program - as a policy of permanence, and on social factors that permeate Brazilian society as a whole, such as exclusion and prejudices. In terms of potential, we note that they are built in a relationship with difficulties: for example, the lack of a permanence policy leads to the establishment of a support network among students, who mutually help each other in the academic path.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPolíticas públicas
dc.subjectSociologia educacional
dc.subjectInclusão social
dc.subjectPublic policy
dc.subjectEducational sociology
dc.subjectSocial inclusion
dc.titleDesafios e oportunidades no Programa Universidade Para Todos
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8212842000985265
puc.advisorLattes2489697740513029
puc.refereeMendonça, Samuel
puc.refereeAndery, Helena Maria Sant'Ana Sampaio
puc.refereeLattes6369572439782922
puc.refereeLattes3118777754475239
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples