Navegação Programa de Pós-Graduação em Psicologia por título
Itens para a visualização no momento 240-259 de 550
-
O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de ... -
Fim do mundo: o imaginário coletivo da equipe de enfermagem sobre a gestação interrompida
(PUC-Campinas, 2011-02-23)A ocorrência de interrupção da gestação demanda não apenas atendimento médico - hospitalar, mas também sustentação emocional, tendo em vista tanto o bem estar imediato da mulher, como a possibilidade de acolhimento a outros ... -
Fissura labiopalatina: relações entre temperamento e coping de pré-adolescentes e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A fissura labiopalatina é um problema que exige cuidados médicos desde o nascimento até o final da adolescência, acarretando várias situações estressantes para o portador e sua família. Este estudo analisou os processos ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
(PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Gênero e drogas: imaginário de trabalhadores de um serviço de saúde mental
(PUC-Campinas, 2020-01-28)O presente estudo objetiva investigar o imaginário coletivo de trabalhadores de um serviço de saúde mental pública sobre a usuária de drogas, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Justifica-se na medida em ... -
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo ... -
Gravidez de fetos malformados: um estudo psicológico com casais
(PUC-Campinas, 1999-02-26)Este estudo relata a vivência emocional de quatro casais após a descoberta de anomalias severas no feto em gestação. Objetivou-se: investigar as reações emocionais, ou seja, fantasias, angústias e defesas neles desencadeadas ... -
Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
(PUC-Campinas, 2010-02-19)Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e ... -
Grupo de orientação profissional para jovens: uma proposta fenomenológica
(PUC-Campinas, 2009-02-12)Este trabalho pretendeu fazer um estudo exploratório do potencial do grupo fenomenológico em relação à escolha profissional, descrevendo e compreendendo como se apresenta a experiência e os sentimentos de adolescentes ... -
Grupo de profissionais em uma empresa: uma experiência psicanalítica
(PUC-Campinas, 2008-05-15)Este trabalho buscou verificar se a aplicação da técnica psicanalítica de grupo operativo de diagnóstico conforme descrita por Pichon-Rivière, aplicada a profissionais dentro do universo da organização de trabalho, tem ... -
Habilidades intelectuais e perfil criativo
(PUC-Campinas, 2019-02-15)A teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, ... -
Histórias de trabalho e outras histórias no trecho
(PUC-Campinas, 2010-12-09)A presente pesquisa, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Senso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, objetivou compreender como a categoria ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Humilhação social no trabalho: o caso das advogadas negras
(PUC-Campinas, 2013-12-04)A presente dissertação, inserida na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa a estudar como se dá ... -
Identificação de talentos criativos e intelectuais por testes psicológicos e percepção de professores
(PUC-Campinas, 2014-02-26)O processo deidentificacao do talento/superdotacao com vistas ao atendimento educacional exigeconhecimento e recursos apropriados. Tem sido cada vez maior a demanda por professores capacitados e instrumentos validos de ... -
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos ...