Navegação Programa de Pós-Graduação em Psicologia por assunto "Historical-Cultural Psychology"
Itens para a visualização no momento 1-9 de 9
-
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ... -
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
(PUC-Campinas, 2019-02-12)Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o conhecimento escolarizado. Frente ao ... -
A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os ... -
Vivências de venezuelanos sobre o refúgio no Brasil: O papel da apropriação da língua para a inserção na cultura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil e analisar a importância do papel da língua na inserção de refugiados na cultura do país que os recebe. A pesquisa, ora ...