Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 10
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ...
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)
Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada
pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para
compreensão do desenvolvimento infantil e da ...
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ...
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)
Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de
Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós –
Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ...
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
(PUC-Campinas, 2020-02-10)
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ...
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola
pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos
estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ...
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
(PUC Campinas, 2022-02-26)
Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ...
Manifestações de emoções de estudantes do ensino fundamental II: refletindo sobre práticas do psicólogo escolar
(PUC-Campinas, 2021-02-23)
A presente pesquisa teve por objetivo analisar as manifestações de emoções de estudantes do Ensino Fundamental II e refletir sobre as contribuições da Psicologia Escolar no favorecimento de sua elaboração. Pressupõe-se que ...
Memórias que mobilizam a imaginação: perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público
(PUC Campinas, 2022-01-27)
A presente pesquisa está vinculada aos estudos desenvolvidos pelo grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), do Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica ...
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)
A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que
divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos
profissionais de psicologia passa a ser ...