Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 101-120 de 203
-
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos ... -
Imaginário coletivo de profissionais do CAPS AD sobre o cuidado a familiares de pessoas que fazem uso dependente de álcool
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)Os profissionais do CAPS AD vivenciam inúmeros desafios no trabalho, particularmente quando há carência de recursos, sobrecarga de tarefas e insegurança sobre o papel profissional. Dentre os desafios, destaca-se o cuidado ... -
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
(PUC-Campinas, 2014-12-01)A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ... -
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
(PUC-Campinas, 2011-02-18)Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ... -
Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)O perfil profissional que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás. O coaching de executivos está sendo usado pelas organizações como uma ferramenta para ajudar seus executivos ... -
Irrealidade, futilidade e vazio: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea
(PUC-Campinas, 2009-02-26)A presente investigação aborda fenômenos clínicos, habitualmente referidos como vivências de futilidade, irrealidade e vazio existencial, que têm sido descritos por Winnicott como impossibilidade de se sentir vivo e real. ... -
Marcadores de resiliência infantil: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas.
(PUC-Campinas, 2019-02-12)A resiliência tem sido considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas. Indiferente a sua relevância, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Desta ... -
Martín-Baró & Klaus Holzkamp: fatalismo e capacidade de ação
(PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente trabalho discute a relação entre a vida e a obra de Martín-Baró e Klaus Holzkamp, partindo do pressuposto de que ambos autores partem de uma orientação marxista para pensar a Psicologia e têm como propósito criar ... -
"A menina abrigada não tem ninguém”: encontros narrativos sobre a violência intrafamiliar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-28)A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública que frequentemente resulta no afastamento do lar de origem tendo como destino dramático o acolhimento institucional. Sua natureza ... -
Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimento
(PUC-Campinas, 2019-02-14)Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação ... -
Modelo teórico de René Kaës na contextualização dos sintomas depressivos na latência
(PUC-Campinas, 2011-12-14)O objetivo deste trabalho foi: contextualizar o modelo teórico de René Kaës como método prospectivo dos sintomas depressivos no período da latência (6 a 12 anos). Para isto, foi montado um grupo de pesquisa com cinco ... -
Mulher, mãe e louca: experiência emocional de usuárias do caps sobre o adoecimento mental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-06-20)O presente trabalho teve como objetivo compreender a experiência emocional de mulheresmães em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) sobre o processo de adoecimento mental, na perspectiva das ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
O amante competente e outros campos o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas
(PUC-Campinas, 2007-04-18)A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas, bem como elucidar os campos psicológicos não conscientes, ou seja, a lógica emocional de acordo ... -
O efeito do controle de stress no resultado da gravidez
(PUC-Campinas, 1999)Este estudo objetivou investigar o efeito do treino de controle de stress (TCS) no resultado da gravidez. Participaram 30 gestantes, em três grupos de dez cada, no pré-parto. A testagem inicial avaliou o stress, as estratégias ... -
O estilo clínico ser e fazer na investigação de benefícios clínicos de psicoterapias
(PUC-Campinas, 2013-02-21)O presente trabalho tem como objetivo descrever o Procedimento Ser e Fazer de Acompanhamento de Intervenções Psicoterapêuticas e demonstrar sua potencialidade heurística. Trata-se de proposta que pode ser considerada uma ... -
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
(PUC-Campinas, 2008-02-20)O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias ... -
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2011-02-16)Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o ...