Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 de 9
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ...
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)
Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ...
Martín-Baró & Klaus Holzkamp: fatalismo e capacidade de ação
(PUC-Campinas, 2020-02-20)
O presente trabalho discute a relação entre a vida e a obra de Martín-Baró e Klaus Holzkamp, partindo do pressuposto de que ambos autores partem de uma orientação marxista para pensar a Psicologia e têm como propósito criar ...
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ...
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2020-02-11)
O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ...
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
O modal rodoviário ocupa lugar estratégico no transporte de cargas no Brasil e conta, atualmente, com mais de dois milhões de caminhoneiros. As condições de trabalho desses profissionais são penosas, precárias e desgastantes, ...
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ...
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
(PUC-Campinas, 2020-02-11)
Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ...
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
(PUC-Campinas, 2020-02-10)
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ...