Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 de 200
-
Uma proposta de avaliação e intervenção psicológica no enfrentamento da dor em bailarinos
(PUC-Campinas, 2016-02-22)Bailarinos convivem com a dor devido ao treinamento intenso, prejudicando o desempenho e a qualidade de vida, havendo processos psicológicos que podem interferir no enfrentamento da dor. Esta pesquisa verificou os efeitos ... -
Saúde mental relacionada ao trabalho na rede pública de saúde brasileira: concepções e atuações transformadoras
(PUC-Campinas, 2017-04-21)Apesar das inúmeras evidências de que as situações de trabalho na atualidade geram desgaste e adoecimento mental nos trabalhadores, as políticas públicas que abordam especificamente essa temática ainda são frágeis no Brasil. ... -
Cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos em fases distintas da doença: processo de enfrentamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)Câncer é uma doença que gera grande desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual no paciente e na família, principalmente quando atinge uma criança ou adolescente. O cuidador familiar é o núcleo fundamental de apoio ... -
Teste para identificação de sinais de dislexia: evidências de validade e precisão
(PUC-Campinas, 2016-05-16)Nacionalmente verifica-se grande escassez de instrumentos psicométricos adequados para a avaliação para risco de Dislexia do Desenvolvimento (DD), motivo pelo qual o “Teste de Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD) ... -
Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)A adolescência é um período do ciclo vital vulnerável ao estresse e ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento, os quais podem ser alterados pelos processos de enfrentamento (coping) e pelo temperamento, ... -
Buscando a cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o curso de psicologia
(PUC-Campinas, 2015-02-26)O presente estudo objetiva investigar psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a ... -
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
(PUC-Campinas, 2014-12-01)A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ... -
Uma visão psicanalítica sobre pacientes com transtornos alimentares
(PUC-Campinas, 2015-02-24)Considerando que os transtornos alimentares são patologias cuja incidência é crescente no cenário contemporâneo e podem levar à morte ou à incapacitação física e emocional, esta pesquisa tem o objetivo de compreender o ... -
Experiências com um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever algumas formações psíquicas (intrapsíquicas e intersubjetivas) produzidas no aqui-agora de um grupo de adolescentes; analisar a estrutura e o funcionamento para realizar ... -
Caracterização de encarcerados de uma unidade prisional
(PUC-Campinas, 2002-06-21)A pesquisa exploratória de tipo documental caracteriza encarcerados de Unidade Prisional, a partir da análise de registros de 308 roteiros de inclusão, relativos ao ano de 2.000. Compreendem dados: pessoais, de escolaridade, ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Atenção psicológica em situações extremas: compreendendo a experiência de psicólogos
(PUC-Campinas, 2015-02-10)Esta pesquisa objetivou compreender e interpretar a experiência de psicólogos que atuaram em diversos contextos considerados como situações extremas, incluindo as denominadas abruptas - desastres ambientais e acidentes ... -
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-04)Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à ... -
Modelo teórico de René Kaës na contextualização dos sintomas depressivos na latência
(PUC-Campinas, 2011-12-14)O objetivo deste trabalho foi: contextualizar o modelo teórico de René Kaës como método prospectivo dos sintomas depressivos no período da latência (6 a 12 anos). Para isto, foi montado um grupo de pesquisa com cinco ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia
(PUC-Campinas, 2011-12-20)A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ...