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dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorMeireles, Jacqueline
dc.date.accessioned2022-02-16T18:38:37Z
dc.date.available2022-02-16T18:38:37Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15584
dc.description.abstractA presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Crítica Alemã, é discutida a importância de se promover vivências de participação para que crianças e adolescentes reconheçam e construam suas possibilidades de ação na condução da vida cotidiana, desenvolvendo assim, a capacidade de ação. Buscou-se defender a tese de que a ação da Psicologia na escola, balizada por uma perspectiva crítica, contribui para o processo de conscientização, o que pode levar à ampliação da capacidade de ação de estudantes. O método utilizado foi a Pesquisa Ação-Participação. A pesquisadora inseriu-se em uma equipe de psicólogas de um projeto de extensão universitária em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental pelo período de 2015 a 2017. A equipe realizou atividades, tais como assembleias de classe, formações sobre espaços participativos e aplicação de uma escala que avalia a participação na escola na perspectiva dos estudantes. Estas atividades resultaram em materiais que foram objetos de análise, tais como diários de campo, atas de assembleia de classe, e resultados da escala aplicada. Deste material, concluiu-se que a construção de espaços que permitam aos estudantes exercitar poder de influência é de extrema importância se vislumbramos uma escola mais democrática e o desenvolvimento de pessoas capazes de participar da vida política.
dc.description.abstractThis research is inserted in the context of the defense of public schools’ democratization, emphasizing the importance of students’ protagonism in the construction of education. In view of the theoretical grounds of Cultural-Historical Psychology and German Critical Psychology, it is discussed the importance of promoting participation experiences for children and adolescents to recognize and build their possibilities of action in the conduct of everyday life, thus developing their agency. We sought to defend the thesis that the action of Psychology in school, guided by a critical perspective, contributes to the process of awareness, which can lead to the expansion of students’ agency. The method used was Participatory Action Research, the researcher was part of team of psychologists in a university extension project in a Municipal Elementary School between the years of 2015 to 2017. The team carried out activities such as class assemblies, training on participatory spaces and the application of a scale that evaluates participation in the school from the perspective of the students. These activities resulted in materials that were objects of analysis, such as field diaries, class assembly minutes, and results of the applied scale. From this material, it was concluded that the construction of spaces that allow students to exercise power of influence is of utmost importance if we envisage a more democratic school and the development of people capable of participating in political life.
dc.description.abstractEsta investigación se inserta en el contexto de la defensa de la democratización de las escuelas públicas, enfatizando la importancia del protagonismo de los estudiantes en la construcción de la educación. En vista de los fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural y de la Psicología Crítica Alemana, se discute la importancia de promover experiencias de participación para que los niños y adolescentes reconozcan y construyan sus posibilidades de acción en la conducción de la vida cotidiana, desarrollando así la capacidad de acción. Buscamos defender la tesis de que la acción de la Psicología en la escuela, guiada por una perspectiva crítica, contribuye al proceso de concientización, lo que puede conducir a la expansión de la capacidad de acción de los estudiantes. El método utilizado fue la Investigación Acción-Participación, el investigador formó parte de un equipo de psicólogos de un proyecto de extensión universitaria en una escuela primaria municipal para el período 2015-2017. El equipo llevó a cabo actividades como asambleas de clase, capacitación en espacios participativos y la aplicación de una escala que evalúa la participación en la escuela desde la perspectiva de los alumnos. Estas actividades dieron como resultados materiales que fueron objeto de análisis, tales como diarios de campo, actas de asambleas de clase y resultados de la escala aplicada. A partir de este material, se concluyó que la construcción de espacios que permitan a los estudiantes ejercer el poder de influencia es de suma importancia si se contempla una escuela más democrática y el desarrollo de personas capaces de participar en la vida política.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicologia Crítica Alemã
dc.subjectParticipação
dc.subjectCondução de vida cotidiana
dc.subjectCapacidade de ação
dc.subjectPsicologia Escolar
dc.subjectGerman Critical Psychology
dc.subjectParticipation
dc.subjectConduct of everyday life
dc.subjectAgency
dc.subjectSchool Psychology
dc.subjectPsicología Crítica Alemana
dc.subjectParticipación
dc.subjectConducción de vida cotidiana
dc.subjectCapacidad de acción
dc.subjectPsicología Escolar
dc.titlePsicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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