Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorGibim, Queila Guise Milian Teller
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:05Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:05Z
dc.date.issued2019-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15598
dc.description.abstractA teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, pessoais, sociais e desenvolvimentais. Devido à importância dos construtos, a relação entre eles vem sendo investigada, mas um consenso ainda não foi estabelecido. No Brasil existe uma carência de testes que avaliem os construtos de uma maneira adequada. O objetivo este estudo foi ampliar a avaliação da criatividade, ao complementar a Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (BAICA) com uma medida de autorrelato sobre a criatividade ao criar a Escala de Perfil Criativo (EPC) e verificar evidências de sua validade bem como estudar em que magnitude inteligência e criatividade se relacionam. Para tanto foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo analisou evidências de validade baseadas no conteúdo da EPC através da participação de cinco juízes e foi feito estudo da concordância, cujo mínimo aceito foi de 80%. A escala que contava com 72 itens passou a ter 69 itens. O segundo estudo verificou as evidências de validade da EPC pela estrutura interna através da Análise Fatorial Exploratória (AFE) realizada após o instrumento ter sido aplicado em 442 sujeitos (F= 78,3%) entre 18 e 75 anos (M= 38,17; DP= 13,31). A AFE por meio da Análise Paralela indicou a retenção de sete fatores, a saber: Curiosidade Inconformista, Flexibilidade Imaginativa, Liderança Otimista, Fluidez Social, Sensibilidade Emocional, Persistência Dinâmica e Humor Idealista. A escala passou a contar com 62 itens. A análise de precisão pelo alfa de Cronbach foi feita e os valores apresentados indicaram confiabilidade na medida proposta (α entre 0,60 e 0,75). O terceiro estudo verificou evidências de validade da EPC por critério externo. Participaram 90 estudantes (F= 65,6%) com idades entre 16 e 18 anos (M= 16,5; DP= 0,52) de uma escola estadual. Foram aplicadas a EPC e a BAICA (composta por cinco subtestes cognitivos e um subteste criativo dividido em atividades verbais e figurais). A correlação de Pearson indicou que correlações significativas existem entre alguns fatores da EPC e habilidades criativas verbais e figurais. O quarto estudo analisou a relação entre inteligência e criatividade, através de correlação de Pearson e possíveis diferenças de gênero através da Análise Multivariada da Variância (MANOVA). A amostra foi a mesma do terceiro estudo. Os instrumentos foram os mesmos do terceiro estudo, além do Questionário de Auto Percepção da Inteligência que conta com afirmativas relativas às mesmas áreas intelectuais avaliadas pela BAICA. Os resultados apontaram que não existem diferenças significativas quanto ao gênero para criatividade e poucas correlações significativas entre inteligência e criatividade foram encontradas.
dc.description.abstractThe most recent theory of intelligence and better explains the construct is the Catell-Horn-Carrol (CHC) theory. Creativity is a construct that defines itself through several perspectives involving cognitive, personal, social and developmental aspects. Due to the importance of constructs, the relation between them has been investigated, but a consensus hasn’t been established. In Brasil there is a lack/ of tests that measure the construct in an adequate way. The goal of this research was to expand the evaluation of creativity, by complementing the Intellectual and Creative Battery Evaluation (BAICA) with a self-report measurement/gage about creativity by creating the Creative Profile Scale (EPC) and by verifying the evidence of its validity as well as study in which magnitude intelligence and creativity are related. For such four studies were conducted. The first study analyzed the validity of the evidences based on the EPC content through the participation of five judges and a concordance study was done, with an 80% minimum acceptance. The scale that had 72 itens was decreased to 69. The second study verified the evidences of validity of the EPC by the internal structure through the Exploratory Factor Analysis (EFA) performed after the scale was applied to 442 subjects (F=78,3%) between 18 and 75 years old (M= 38,17; DP= 13,31). By means of the Parallel Analysis the EFA indicated the retention of seven factors: Nonconformits Curiosity, Imaginitive Flexibility, Optimistic Leadership, Social Fluidity, Emocional Sensibility, Dinamic Persistence and Idealistic Humor. The scale decreased to 62 itens. The reliability by the Cronbach’s Alpha was calculated and the values presented indicated reliability in the proposed measure (α between 0,60 e 0,75). The third study verified the evidences of validity of EPC by extreme criterion. 90 students of a state school (F= 65,6%) with ages between 16 and 18 (M= 16,5; DP= 0,52) participated. EPC and BAICA (composed by five cognitive subtests and a creative subtest divided in verbal and figurative) were applied. The Pearson’s correlation indicated that significant correlations exist between some EPC factors and the verbal and figurative creativity skills. The fourth study analyzed the relation between intelligence and creativity, through Pearson’s correlation and possible genres differences through the Multivariate Analysis of Variance. The sample was the same of the third study. The instruments were the same as the third study, in addition to the Self Perception of Intelligence Questionnaire that counts with affirmatives related to the intellectual areas evaluated by BAICA. The results pointed out that there aren’t significant differences in gender in regards to creativity and few significant correlations between intelligence and creativity were found.
dc.description.abstractLa teoría más reciente de la inteligencia y que mejor explica el constructo es la teoría Catell-Horn-Carroll (CHC). La creatividad es un constructo que se define a través de diversas perspectivas involucrando aspectos cognitivos, personales, sociales y de desarrollo. Debido a la importancia de los constructos, la relación entre ellos viene siendo investigada, pero un consenso aún no ha sido establecido. En Brasil existe una carencia de pruebas que evalúen los constructos de una manera adecuada. El objetivo de este estudio fue ampliar la evaluación de la creatividad, al complementar la Batería de Evaluación Intelectual y Creativa (BAICA) con una medida de autorrelato sobre la creatividad al crear la Escala de Perfil Creativo (EPC) y verificar evidencias de su validez, así como estudiar en qué magnitud inteligencia y creatividad se relacionan. Para ello se realizaron cuatro estudios. El primer estudio analizó evidencias de validez basadas en el contenido de la EPC a través de la participación de cinco jueces y se realizó un estudio de la concordancia, cuyo mínimo aceptado fue del 80%. La escala que contaba con 72 ítems pasó a tener 69 ítems. El segundo estudio verificó las evidencias de validez de la EPC por la estructura interna a través del Análisis Factorial Exploratorio (AFE) en 442 sujetos (F = 78,3%) entre 18 y 75 años (M = 38,17, DP = 13,31). La AFE a través del Análisis Paralelo indicó la retención de siete factores: Curiosidad Inconformista, Flexibilidad Imaginativa, Liderazgo Optimista, Fluidez Social, Sensibilidad Emocional, Persistencia Dinámica y Humor Idealista. El análisis de precisión por el alfa de Cronbach fue hecho y los valores presentados indicaron confiabilidad en la medida (α entre 0,60 y 0,75). El tercer estudio verificó evidencias de validez de la EPC por criterio externo. Se aplicaron la EPC y la BAICA (compuesta por cinco subprensiones cognoscitivas y un subteste creativo dividido en actividades verbales y figurables). La correlación de Pearson indicó que correlaciones significativas existen entre algunos factores de la EPC y habilidades creativas. El cuarto estudio analizó la relación entre inteligencia y creatividad, y posibles diferencias de género a través del Análisis Multivariado de la Varianza. La muestra y los instrumentos fueron los mismos del tercer estudio. Además del Cuestionario de Auto Percepción de la Inteligencia que cuenta con afirmativas relativas a áreas intelectuales. Los resultados apuntaron que no existen diferencias significativas en cuanto al género para creatividad y pocas correlaciones significativas entre inteligencia y creatividad fueron encontradas.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectHabilidades Intelectuais e Perfil Criativo
dc.subjectIntellectual Habilities and Creative Profile
dc.subjectHabilidad Intelectual y Perfil Creativo
dc.titleHabilidades intelectuais e perfil criativo
dc.title.alternativeIntellectual Habilities and Creative Profile
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3247758958290683
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereeSiqueira, Luciana Gurgel Guida
puc.refereeVendramini, Claudette Maria Medeiros
puc.refereeNoronha, Ana Paula Porto
puc.refereeLattes8092049870780985
puc.refereeLattes4933312745662069
puc.refereeLattes0458280543971286
puc.refereeLattes6828140799795494
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples