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dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorRibeiro, Diana Pancini de Sá Antunes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.issued2008-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15645
dc.description.abstractEste trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, concebida como atividade que articula transmissão de conhecimento e holding. Insere-se, portanto, em um particular momento da formação do psicólogo, que se realiza por meio do atendimento clínico a crianças, no contexto do psicodiagnóstico. Pensada a partir do abandono de uma visão positivista e da adoção de um paradigma epistemológico, que privilegia a intersubjetividade, a pesquisa se estrutura segundo arquitetura complexa, na medida em que entende o atendimento clínico e a supervisão como práticas indissociáveis. Foram psicanaliticamente examinadas, em próxima interlocução com o pensamento winnicottiano, dezesseis narrativas do uso do Procedimento, elaboradas num período de dois meses letivos, ao longo dos quais dezesseis alunos realizaram vinte e quatro psicodiagnósticos completos. Duas narrativas são detalhadamente apresentadas na tese. O conjunto das análises permite afirmar que o uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema revela-se heuristicamente valioso por favorecer comunicações emocionais significativas, entre todos os envolvidos, nos contextos do atendimento e da supervisão.
dc.description.abstractThis research broaches the clinical and developing potential of the transitional use of the Thematic Story-drawing Procedure in early interviews held by undergraduate students in group supervision meetings, meant as activity which articulates knowledge transmission and holding. It is inserted, therefore, into a particular moment of the psychologist s academic development, which takes effect by means of the clinical care given to children, in the context of the psychodiagnosis. The research at issue, based on the discarding of the positivist view and the adoption of an epistemological paradigm which favors intersubjectivity, is structured according to a complex architecture, to the extent that clinical care and supervision are viewed as inseparable practices. 16 reports on the use of the Procedure, drawn up during a two-month period, along of which 16 undergraduates made twenty-four complete psychodiagnoses, were psychoanalytically evaluated, in close dialogue with the Winnicottian thought. Two of such reports are fully presented in the research. The analyses, on the whole, allow us to conclude that the transitional use of the Thematic Story-drawing Procedure seems to be heuristically important since it favors meaningful emotional communications among all the people involved in the interaction, in the contexts of the care provided for the children and the supervision provided for the students.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicodiagnóstico interventivo
dc.subjectenquadres clínicos diferenciados
dc.subjectformação de psicólogos
dc.subjectD
dc.subjectW
dc.subjectWinnicott
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectinterventive psychodiagnosis
dc.subjectdifferentiated clinical settings
dc.subjectpsychologists academic development
dc.subjectD
dc.subjectW
dc.subjectWinnicott
dc.subjectpsychoanalysis
dc.titleTransicionalidade e uso do procedimento de desenhos-estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas
dc.title.alternativeTransitionality and the use of the thematic story-drawing procedure in the first clinical interviews
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6261035786976974
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeTardivo, Leila Salomao de La Plata Cury
puc.refereeTorresi, Márcia Elizabeth
puc.refereeFernandes, Marly Aparecida
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeLattes2830079727932021
puc.refereeLattes0853488347837703
puc.refereeLattes7105807915119680
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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