Show simple item record

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorSouza, Adriana Aparecida Ferreira de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.issued2011-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15647
dc.description.abstractEste estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a auto-avaliação dos participantes. Participaram da pesquisa 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados os testes Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos (BAIAD), Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, além da Escala de Auto-avaliação do Desempenho de Habilidades Cognitivas, Criativas e Lazer e um Questionário de Dados Pessoais. Os instrumentos foram aplicados individualmente em três ou mais sessões em instituições de terceira idade, após consentimento livre e esclarecido dos participantes. Os resultados mostraram que os testes verbais, combinação visual e criatividade (verbal e figural) foram influenciados apenas pelo nível educacional (ANOVA). Os testes de memória também sofreram influência significante da escolaridade e das interações entre sexo, faixa etária e escolaridade. Inteligência e criatividade estão correlacionadas. O desempenho nos testes teve relação com a auto-avaliação dos participantes pela escala. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo.
dc.description.abstractThis study aimed to compare cognitive and creative skills between people in maturity and elderly, checking the influence of sex, age and educational level, and comparing test results with the participants self-assessment. Eighty one people (61.73% from 45 to 59 years and 38.27% over 60 years) participated in the survey. The tests Battery of Cognitive Abilities of Adults (BAIAD), Thinking Creatively with Words and Pictures, besides the Self-Assessment Scale about the Performance of Cognitive and Creative Skills, and Leisure and a Personal Data Questionnaire were used for data collection. The instruments were administered individually in three or more sessions in institutions for the elderly, after free and informed consent of participants. The results showed that the verbal tests, visual combination and creativity (verbal and pictorial) were affected only by the educational level (ANOVA). The memory tests were also under significant influence of schooling and the interactions among gender, age and education. Intelligence and creativity are correlated. The performance test was related to the participants self assessment by the scale. It is concluded that schooling is a significant factor in the cognitive and creative performance.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectenvelhecimento
dc.subjecthabilidades cognitivas
dc.subjecthabilidades criativas
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectaging
dc.subjectcognitive skills
dc.subjectcreative skills
dc.subjectpsychological assessment
dc.titleInteligência e criatividade na maturidade e velhice
dc.title.alternativeIntelligence and creativity in adulthood and old age
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4264787656911983
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereeYoshida, Elisa Medici Pizao
puc.refereeWitter, Geraldina Porto
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereeLattes8092049870780985
puc.refereeLattes7673110029487061
puc.refereeLattes4062861190113240
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record