Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorRusso, Renata Costa de Toledo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:17Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:17Z
dc.date.issued2008-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15655
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiências emergem a partir de dois campos psicológicos não conscientes: deficiência como sofrimento humano e deficiência como problema técnico . A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, enquanto o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas. Este quadro nos permite concluir que o processo de formação de profissionais eticamente capazes de respeitar e valorizar a diversidade humana requer, além da transmissão de conhecimentos específicos, uma atenção especializada, voltada para as ressonâncias afetivo-emocionais que o contato com a questão da deficiência e com pessoas deficientes parece provocar.
dc.description.abstractThe present work investigates the collective imaginary of Physical Education students about disabled people. It articulates methodologically on the use of the Thematic Drawing-and Story Telling Procedure to a collective approach of a class of thirty students. The obtained material was analyzed from a psychoanalytical perspective in light of the Theory of Fields. We verified that the conceptions of the students about disabilities arise from two non-conscious psychological fields: disability as human suffering and disability as a technical problem . In our view, the first field relates to the possibility of assuming sensitive and caring approaches when facing the disability issue, while the latter expresses the action of defensive strategies to deny the importance of the affective-emotional dimensions related to the suffering, turning the disabled person into an object of essentially technical actions. This picture lead us to conclude that the process of formation of professionals ethically capable of respecting and valuing human diversity requires, besides specific knowledge, diferentiate attention, focusing on the affective-emotional resonances that the contact with the issue of disability and with disabled people appears to provoke.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdeficiências
dc.subjectformação em educação física
dc.subjectimaginário coletivo
dc.subjectprocedimento desenho-estória com tema
dc.subjectdisability
dc.subjectformation in physical education
dc.subjectcollective imaginary
dc.subjectthematic drawing-and-story procedure
dc.titleO imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
dc.title.alternativeThe collective imaginary of Physical Education students about disabled people
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7476620258257117
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereePresoto, Daniel
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeGaio, Roberta Cortez
puc.refereeGranato, Tania Mara Marques
puc.refereeLattes7090792977175547
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.refereeLattes2410231315930325
puc.refereeLattes0103267726544713
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples