Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorAvila, Camila Ferreira de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.issued2008-05-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.
dc.description.abstractThe present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: his mother's boy , "(un) capacities , "where s Wally? and "the pain and the delicacy". In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectinclusão
dc.subjectinclusão escolar
dc.subjectprocedimento de desenhos- estórias com tema
dc.subjectimaginário
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectconsultas terapêuticas coletivas
dc.subjectinclusion
dc.subjectschool inclusion
dc.subjectthematic story-drawing
dc.subjectimaginary
dc.subjectpsychoanalysis
dc.subjectgroup therapeutics consultation
dc.titleAs gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
dc.title.alternativeThe twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusion
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0964327675289257
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeSantos, Manoel Antonio dos
puc.refereeBotelho, Andrea Pacetta de Arruda
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.refereeLattes1632921993169300
puc.refereeLattes3181974175500908
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples