Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorFadel, Susana de Jesus
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:52Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:52Z
dc.date.issued2010-02-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672
dc.description.abstractEstudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes.
dc.description.abstractStudies related to creativity and to the fundamental role of the school in the formation of creative professionals have occupied space in contemporary society through the belief that the educational institution (and particularly at the higher education level) can, through specific strategies, be a catalyst environment to the development of potentially creative students. The present work had as its main objective to validate the effects of a program for the development of creativity on teachers of Higher Education. The sample was composed of 240 participants, being 30 teachers and 210 university students from a private university located in Sao Paulo State. The Experimental Group was formed of 15 teachers who participated of the program of development of creativity, whereas the Control Group was formed of other 15 teachers who participated of a program of pedagogical studies. The research was conducted through the application of questions and Torrance Tests of Thinking Creatively with Words. The results suggest that the Program of Development of Creativity favorably contributed for the development of creative abilities. The results also demonstrate the influence of the program in the perception of creative environment both for teachers that participated of the program as well as for their students.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcriatividade
dc.subjectaprendizagem
dc.subjectprofessores
dc.subjectensino superior
dc.subjectcreativity
dc.subjectlearning
dc.subjectprofessors
dc.subjecthigher education
dc.titleAvaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
dc.title.alternativeEvaluation of a program of creativity for higher education teachers
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7221164912271641
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereePacheco, Elisabeth Marinelli de Camargo
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereeMello, Regina Lara Silveira
puc.refereeLattes8092049870780985
puc.refereeLattes3941580048015550
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.refereeLattes0439114372762829
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples