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dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorZia, Katia Panfiete
dc.date.accessioned2022-02-16T18:41:47Z
dc.date.available2022-02-16T18:41:47Z
dc.date.issued2012-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.
dc.description.abstractThis research aimed to investigate psychoanalytically the collective imagination of inclusive educators about being a teacher nowadays, given the importance of this professional in the execution of the inclusive process. We conducted four group interviews for approaching collective personhood, in which participated eleven teachers from a public institution for special education support. Affiliated to intersubjective psychoanalysis, we used Winnicott's spontaneous theater to facilitate emotional communication. We recorded the clinical event through psychoanalytic narratives, whose approach enabled the interpretative production of a field of affective-emotional meaning, called "the last straw". This is organized around the belief in that "being a teacher" is to suffer due to increasing requests to assume tasks beyond their responsibilities. In this context, school inclusion is not specifically discussed, being confounded with one of the various requirements imposed to teachers. Work-related suffering is translated as impotence and incapability of perceiving a broader social and political horizon that forges, in a perverse way, the precarious working conditions in education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectimaginário coletivo
dc.subjectpesquisa psicanalítica
dc.subjecteducadores
dc.subjectinclusão escolar
dc.subjectprevenção
dc.subjectintervenção psicológica
dc.subjectcollective imaginary
dc.subjectpsychoanalytic research
dc.subjecteducators
dc.subjectschool inclusion
dc.subjectpsychological prevention
dc.subjectintervention
dc.titleGota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
dc.title.alternative"The Last Straw": collective imagination of inclusive educators about being a teacher in times of inclusion
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4560096903994381
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeRibeiro, Diana Pancini de Sá Antunes
puc.refereeCamps, Christiane Isabelle Couve de Murville
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.refereeLattes6261035786976974
puc.refereeLattes5631003669090848
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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