Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorKhater, Eduardo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:41:48Z
dc.date.available2022-02-16T18:41:48Z
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15724
dc.description.abstractUm grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm apresentado mudanças aceleradas em seus modos de ser e de existir, no modo de se comportar com o outro, com a família e com o mundo. A qualidade da adaptação de um adolescente pode ser determinante no sucesso ou não com que enfrenta as situações cotidianas. A possibilidade de avaliação da eficácia da adaptação conseguida pelo adolescente pode ser de grande valia no atendimento psicológico, na medida em que fornece um quadro geral do funcionamento da personalidade e de seus recursos para fazer face às vicissitudes e desafios da vida. A proposta de uma teoria da adaptação a partir da qual a qualidade da adaptação do sujeito é avaliada em quatro setores da personalidade (afetivo-relacional/A-R, produtividade/Pr, sociocultural/SC e orgânico/Or) deu origem a uma escala identificada como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO), baseada em material proveniente de entrevista clínica, e que já se mostrou precisa e válida. Na prática profissional e em situações de pesquisa, nem sempre é possível realizar entrevistas clínicas. Uma versão de autorrelato (EDAO-AR) foi desenvolvida para avaliar adultos atendidos em clínicas comunitárias. No entanto, os adolescentes enfrentam situações específicas, nem sempre contempladas pelos itens da escala. O presente estudo teve como objetivo a adaptação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO-AR) para Adolescentes e obtenção de evidências de validade e de precisão deste instrumento. Foram elaborados itens condizentes com a realidade enfrentada por adolescentes e outros adaptados da EDAO-AR. Os itens foram submetidos à análise de especialistas e de adolescentes para originar a primeira versão da EDAO-AR-AD, composta por uma escala para a avaliação da qualidade da adaptação do setor A-R e outra para a avaliação da Pr. Esta versão foi aplicada em 482 adolescentes entre 14 e 18 anos de ambos os sexos (271 M e 204 F). Foram realizadas análises da consistência interna, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. A Escala Afetivo Relacional ficou com 20 itens divididos em três fatores ( foco no outro , foco na relação e foco no eu respectivamente) e a da Produtividade com 17 itens distribuídos em dois fatores ( foco no eu e foco na situação ). Ambas detém boa consistência interna (α=0,72 e α=0,83). A análise fatorial confirmatória sugere novos itens para o terceiro fator da Escala Afetivo Relacional e corrobora o modelo desenhado para a escala da Produtividade.
dc.description.abstractA major challenge in human relationships refers to the issue of immediacy, production and uninterrupted flow of information and transformations.. Regarding this dynamic, teenagers have shown accelerated ways of being and existing, in order to cope with each other, family and the world changes . The quality of the adaptation of a teenager can be instrumental facing everyday situations. The possibility of assessing the effectiveness of adaptation achieved by adolescents may be valuable in psychological care, in that it provides a general framework of personality functioning and its resources to meet the challenges and obstacles of life . The proposal for a theory of adaptation from which the quality of the adaptation of the subject is evaluated in four areas of personality (affective- relational, productivity, sociocultural and organic) gave form to a labeled Operational Adaptive Diagnostic Scale (EDAO) scale, based on material from the clinical interview, and that was proven to be accurate and valid . In professional practice and in research settings, it is not always possible to conduct clinical interviews . A self-report version (EDAO -AR) has been developed to assess adults attending community clinics . However, adolescents face specific situations, not always covered by the scale items. The present study aimed to adapt the Operational Adaptive Diagnostic Scale (EDAO -AR) for adolescents and obtain evidence of validity and accuracy of this instrument. Items were developed consistent with the reality faced by adolescents and others adapted from EDAO-AR . The items were subjected to expert analysis and adolescents to make the first version of EDAO-AR-AD. This version was administered to 482 adolescents between 14 and 18 years of both sexes (271 M and 204 W). Were analyzed internal consistency, exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis. The Affective Relational Scale got 20 items divided into three factors ("focus on others", "focus on relationships" and "focus on self" respectively) and Productivity with 17 items divided in two factors ("focus on self" and "focus on the situation"). Both scales has good internal consistency (α=0.72 and α=0.83). Confirmatory factor analysis suggests new items to the third factor of Affective Relational Scale and verifies the model designed for the scale of Productivity.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteficácia adaptativa
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectadolescente
dc.subjectadaptive efficacy
dc.subjectpsychological evaluation
dc.subjectadolescents
dc.titleEscala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
dc.title.alternativeAdaptive Diagnostic Scale for Adolescents (EDAO-AR-AD) : adaptation and validity
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2153334435190735
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeEnumo, Sônia Regina Fiorim
puc.refereeRocha, Glaucia Mitsuko Ataka da
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes6611875189543103
puc.refereeLattes2249428902860309
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples