Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFulgencio, Leopoldo
dc.contributor.authorLabrunetti, Sylvia Fernandes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:41:48Z
dc.date.available2022-02-16T18:41:48Z
dc.date.issued2014-02-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15725
dc.description.abstractNesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à Educação, são analisados conceitos relevantes de sua teoria tais como: a gênese da atitude antissocial, a sustentação ambiental e a atividade do brincar, assim como sua explicação sobre o que leva o ser humano a compartilhar o mundo da cultura,enquanto expansão da área do brincar. Apoiado na visão do autor sobre a mentira, o roubo e a destrutividade como reações à deprivação ambiental, procura-se mostrar de que maneira essas concepções podem auxiliar os educadores a refletir sobre os problemas da tendência antissocial, nos diversos ambientes escolares, e poder modificar possíveis atitudes no dia a dia com estas crianças. Dirigida a educadores, esta pesquisa diferencia o trabalho terapêutico do pedagógico, procurando apresentar essas concepções psicanalíticas numa linguagem e abordagem próxima ao universo teórico e prático dos educadores. A teoria psicanalítica, do ponto de vista de Winnicott, oferece uma compreensão do processo de desenvolvimento afetivo que pode ser útil para o trabalho dos educadores, uma vez que pensa esse desenvolvimento ,bem como seus desvios, em termos das relações de dependência, sustentação e comunicação entre o indivíduo e o ambiente. Nesse sentido, pretende-se mostrar como as noções winnicottianas de ser e continuidade de ser, de desenvolvimento da relação de dependência para a independência, bem como a diferenciação dos diversos tipos de integração dos indivíduos, podem não só explicar comportamentos agressivos no ambiente escolar como também oferecer possibilidades de reflexão e de ações de cuidado e prevenção do comportamento antissocial com enfoque nas principais atitudes desta problemática.
dc.description.abstractThis research tries to show the contributions of Winnicott's concepts for understanding and reflection on the antisocial tendency in school environments and educational nowadays. After presenting the researches relating Winnicott's work with the Education, some relevant concepts are presented of his theory, such as the genesis of antisocial behavior, environmental sustainability, activity play, as well as his explanation that causes humans to share the world culture. Supported in the author's view about lying, stealing and destructiveness in cases of school routine. This reserch goes to show the way these concepts can help teachers to reflect on the problems of antisocial tendency (delinquency) in different school environments offered and can modify some practices with these children. This work differentiates therapeutic work of teaching, trying to present these concepts in a language that approaches to the next universe theory and practice of educators. Much of the recent research in the field of psychology consider aggressiveness, delinquency and antisocial tendency as processes that arise when the child is already in school and not when they re a baby. Psychoanalysis as a scientific psychology that offers a theory of emotional development that recognizes unconscious processes in the large field of determinations of actions, feelings and thoughts of human beings, it also offers one of the antisocial behavior both in terms of intrapsychic determinations with its genesis in the initial care of the baby and the relationship with the environment. In this sense it is intended to show how the notions of being and Winnicott continued to be, the development of the relationship of dependence to independence, as well as the differentiation of the various types of integration of individuals, may not only explain aggressive behavior in the school environment as well as offer opportunities for reflection and actions of care and prevention of antisocial behavior with the main focus on this problematic attitudes .
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectagressividade
dc.subjecttendência antissocial
dc.subjecteducação
dc.subjectambiente escolar
dc.subjectprofessores
dc.subjectWinnicott
dc.subjectantissocial behavior
dc.subjecteducation
dc.subjectschool environment
dc.subjectteachers
dc.subjectWinnicott
dc.titleContribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
dc.title.alternativeWinnicott's contributions to the study and prevention of antisocial behavior in the school environment.
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1563826640307870
puc.advisorLattes7198839122729741
puc.refereeLuz, Iza Rodrigues da
puc.refereeSerralha, Conceição Aparecida
puc.refereeScali Junior, Dirceu Antonio
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeLattes5806566835640602
puc.refereeLattes0862723701271969
puc.refereeLattes2833077243924374
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples