Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorDugnani, Lilian Aparecida Cruz
dc.date.accessioned2022-02-16T18:42:10Z
dc.date.available2022-02-16T18:42:10Z
dc.date.issued2016-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15736
dc.description.abstractO presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Objetiva investigar o potencial das ações do psicólogo escolar na promoção de mudança das práticas de gestão na escola. Os dados oficiais revelam que a maior permanência na escola não tem resultado em melhor escolarização dos alunos, na medida em que há o aumento do número de alfabetizados básicos e uma queda no número de alfabetizados plenos. Isto nos leva a pensar que parece haver uma dissonância entre os projetos postos pelo sistema e o que ocorre efetivamente na escola. Tomamos como fundamentos teóricos os pressupostos da Psicologia Histórico-cultural em que se compreende que os motivos e os interesses humanos são construídos nas condições concretas de existência, mediados pelos instrumentos da cultura, a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o social e o social e o sujeito, em um movimento dialético permanente. À luz do método materialista histórico e dialético, os dados foram construídos a partir da seleção de 22 encontros, de um total de 128 reuniões realizadas no decorrer dos anos de 2010,2011,2012 e 2013, com 4 gestores de uma escola pública de Ensino Fundamental I e II, a saber: um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos. Em comum os encontros têm a gravação em áudio e transcrição dos mesmos, a utilização de expressões artísticas e da síntese como instrumentos mediadores dos diálogos empreendidos. Os resultados revelaram que há um modo de funcionar dos gestores escolares que oscila entre reconhecerem os desafios que se impõem à transformação da realidade escolar e que emanam das relações estabelecidas entre os diversos agentes da escola, e se mobilizarem para superá-los, a que denominamos de enfrentamento dos conflitos e, a mobilização para negar os conflitos e seguir adiante, o que chamamos de desviar o olhar, e que é uma das causas do imobilismo na escola. Evidenciou-se ainda que as mediações estéticas e semióticas, promovidas pelas artes e pelas sínteses, possibilitaram aos gestores vivenciarem dois movimentos essenciais para a efetivação de mudanças no modo de exercer a gestão na escola: a migração da emoção e a mobilização da vontade.
dc.description.abstractThe present study is integrated to the group of research actions Processes of Subject Constitution in Educational Practices PROSPED, from the Psychological Prevention and Intervention line of research of the Master Graduation Programme Strictu Sensu in Psychology of the Pontífica Universidade Católica in Campinas. Its aim is to investigate the potential of the school psychologist's actions in promoting changes to the school management practices. Official data show that longer permanence at school does not necessarily result in better education of the students since there is an increase in the number of literate and a decrease in the number of full literate ones. This leads us to think that there seems to be a dissonance between projects supported by the System and the ones that effectively happen at school. We take as theoretical foundations the assumptions of cultural-historical Psychology in that if you understand the human reasons and interests are built on concrete conditions of existence, mediated by instruments of culture, from the relationships established between the subject and the social, and the social and the subject, in a permanent dialectical movement. In the light of the materialistic dialectical and historical method, the data were constructed from the selection of 22 meetings, out of 128 meetings held in the course of the years 2010, 2011, 2012 and 2013, with four managers of a public elementary school, a Director, a Deputy Director and two pedagogical advisors. Both meetings have the audio recording and transcript of the same, and the use of artistic expressions and the synthesis of mediators dialogues undertaken as tools in common. The results revealed that there is a way to work that fluctuates between school managers recognize the challenges that require the transformation of reality and who originate from relationships established between the various agents of the school, and mobilize to overcome them, that we call facing the conflicts, and the mobilization to deny conflicts and move on, that we call look away and that is one of the causes of paralysis in school. It was evidenced that the aesthetic mediations and semiotic, promoted by the arts and for the summaries, enabled the managers to experience two essential movements for making real the changes in exercising the management at school: the migration of emotion and the mobilization of the will.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprocessos de mudanças
dc.subjectvontade
dc.subjectgestores escolares
dc.subjectpsicologia escolar e educacional
dc.subjectpsicologia histórico-cultural
dc.subjectprocesses of change
dc.subjectwill
dc.subjectschool administrators
dc.subjectschool and educational psychology
dc.subjectcultural-historical psychology
dc.titlePsicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
dc.title.alternativeSchool psychology and management practices at school: a study on the change processes mediated by the will
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7545523049843133
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeBernardo, Márcia Hespanhol
puc.refereePlacco, Vera Maria Nigro de Souza
puc.refereeMarinho-Araujo, Claisy Maria
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes5360176761598675
puc.refereeLattes4292131898988204
puc.refereeLattes2999127173845463
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples